A AVALIAÇÃO DA LEITURA NO COLÉGIO MILITAR DE CURITIBA

  • Lorena Izabel Lima UFPR
  • Lucia Cherem UFPR
Palavras-chave: literatura, Gêneros textuais, Avaliação, Letramento

Resumo

O Colégio Militar de Curitiba passa por um período de transformação na sua abordagem de ensino, que vai do Planejamento ao Plano de Aula, passando a funcionar, ao menos teoricamente, dentro da perspectiva do Letramento. Para atender a uma abordagem da leitura capaz de desenvolver níveis de letramento cada vez mais elevados, enlaçada ao conceito de leiturização, é necessário compreender a leitura como atividade discursiva. Neste trabalho, percebeu-se que a grande maioria dos alunos avaliados conseguiu atingir o nível discursivo da leitura, utilizando seus conhecimentos linguísticos e de mundo, e acredita-se que isso só foi possível devido ao trabalho anterior à avaliação que abordava o gênero Editorial nos seus aspectos composicionais, temáticos e estilísticos, que podem ter
funcionado como baliza para a criação de hipóteses pelos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-06-19
Como Citar
Lima, L. I., & Cherem, L. (2023). A AVALIAÇÃO DA LEITURA NO COLÉGIO MILITAR DE CURITIBA. Kur’yt’yba - Revista Multidisciplinar De Educação E Ciência, 7(1), 38-53. https://doi.org/10.5281/zenodo.8040811