A EDUCAÇÃO DE SUPERDOTADOS: PROGRAMAS QUE ESBARRAM EM MITOS

  • Ana Maria Irribarem Soares da Trindade Colégio Militar de Curitiba
Palavras-chave: educação, educação especial, educação inclusiva

Resumo

: O presente artigo apresenta alguns mitos que fazem parte da concepção de superdotação comum entre educadores brasileiros. Apresenta o conceito atual de superdotação/altas habilidades adotada pela legislação do país. Descreve algumas alternativas de atendimento aos alunos portadores de altas habilidades em âmbito escolar. Discute alguns dos principais mitos que podem ser entraves à implementação de programas de atendimento aos alunos que apresentem capacidades superiores em áreas diversas. Alerta para a importância do estabelecimento de políticas educacionais locais para o atendimento de tal clientela. Conclui que a superação de algumas crenças sobre a educação dos indivíduos superdotados pode levar a um atendimento adequado, para que a perda de talentos seja minimizada, ao menos em nível local.

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Publicado
2023-07-04
Como Citar
Trindade, A. M. I. S. da. (2023). A EDUCAÇÃO DE SUPERDOTADOS: PROGRAMAS QUE ESBARRAM EM MITOS. Kur’yt’yba - Revista Multidisciplinar De Educação E Ciência, 1(1), 21-30. https://doi.org/10.5281/zenodo.8092834