AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM 'EB AULA'
Resumo
Este trabalho apresenta uma visão sobre a utilização das interfaces do ambiente virtual de aprendizagem - EB aula, buscando aperfeiçoar as atividades de avaliação da aprendizagem, no transcurso dos cursos desenvolvidos na modalidade de ensino a distância oferecidos pelo Exército Brasileiro. A importância do estudo reside no fato de que as experiências obtidas com o modelo avaliativo adotado no ensino presencial não têm sido suficientes para se atingir o sucesso no ensino a distância. Sendo assim, o Exército não pode prescindir de uma metodologia avaliativa mais apta a identificar os pontos fortes e fracos do processo de construção do conhecimento e que serve, primordialmente, para contribuir para o crescimento do aprendiz, bem como o institucional. São abordados aspectos teóricos do ensino a distância, como se processa a avaliação da aprendizagem nessa modalidade de ensino e a fase atual do emprego do EB aula nos diversos cursos. Na conclusão, as idéias expressas ao longo do trabalho são ratificadas, enfatizando que o desenvolvimento de ferramentas de avaliação da aprendizagem dentro do EB aula poderá vir a contribuir para uma melhor aprendizagem do discente.
Downloads
Copyright (c) 2009 Márcio Dantas Avelino Leite
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(as) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para “Kur’yt’yba: Revista multidisciplinar de Educação e Ciência”. Em virtude de estarem publicados nesta revista de Acesso Livre, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista e para aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
Assim sendo ao submeter um manuscrito o(a) autor(es) concordam com os seguintes termos:
1. O(a/s) autor(e/as) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2. O(a/s) autor(a/es) garante(m) que não foi submetido o mesmo manuscrito em outra(s) revista(s);
3. Os textos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação, sem nunca alterar conteúdos.
5. Ao submeter o texto, o(a/a) autor(a/es) correspondente declara que todos os autores(as) estão cientes e de acordo com a submissão do manuscrito. A manifestação de desconhecimento ou desacordo com a submissão por qualquer de um dos autores resultará na interrupção da tramitação do manuscrito.