O USO DA METODOLOGIA ATIVA NA ABORDAGEM DA ESTRUTURA E FUNÇÃO DA MEMBRANA PLASMÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
O presente trabalho consistiu de uma atividade de aplicação em sala de aula como requisito para a disciplina da grade curricular do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia – PROFBIO da Universidade Federal do Paraná. O objetivo da atividade foi que os estudantes de ensino médio fossem capazes de construir o seu conhecimento sobre composição e estrutura da membrana plasmática, através da aplicação de uma metodologia ativa. Neste processo, o docente limitou-se a direcionar a discussão e toda a construção do conhecimento foi elaborada pelos estudantes. O estudo foi realizado com alunos do primeiro ano do ensino médio do Colégio Militar de Curitiba a partir de atividades realizadas em ambiente virtual. Um cronograma de atividades foi criado para atingir o objetivo final e consistiu de seis etapas. As atividades propostas foram: sondagem de conhecimentos sobre biomoléculas, enquetes, análise de uma microfotografía de membrana plasmática, construção de um modelo de membrana e apresentação e discussão do modelo. A ação desenvolveu-se pela dialética para criar argumentos acerca da imagem mostrada. Apesar das dificuldades ocasionadas como consequência da pandemia de coronavírus, a metodologia foi capaz de atingir os objetivos ao permitir os alunos um maior conhecimento sobre os constituintes, funções e organização de fosfolipídios e proteínas na membrana plasmática.
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(as) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para “Kur’yt’yba: Revista multidisciplinar de Educação e Ciência”. Em virtude de estarem publicados nesta revista de Acesso Livre, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista e para aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
Assim sendo ao submeter um manuscrito o(a) autor(es) concordam com os seguintes termos:
1. O(a/s) autor(e/as) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2. O(a/s) autor(a/es) garante(m) que não foi submetido o mesmo manuscrito em outra(s) revista(s);
3. Os textos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação, sem nunca alterar conteúdos.
5. Ao submeter o texto, o(a/a) autor(a/es) correspondente declara que todos os autores(as) estão cientes e de acordo com a submissão do manuscrito. A manifestação de desconhecimento ou desacordo com a submissão por qualquer de um dos autores resultará na interrupção da tramitação do manuscrito.