SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

OS DESAFIOS DA PROFISSÃO

  • Sergio Ricardo de Almeida Santos Colégio Militar de Curitiba
Palavras-chave: Supervisão, Orientação, Cidadania, Educação

Resumo

Este artigo científico apresenta uma edição dedicada aos desafios da rotina da supervisão e orientação educacional. Primeiro, busca situar o contexto que levou a abordagem da supervisão e orientação, a seguir, é esclarecido como a adesão a essa atividade envolve mudanças significativas no treinamento do profissional e no papel que ele desempenha em sua profissão. E finalmente, destaca sua contribuição para resolver os problemas, ora supervisionando e ora orientando docentes e discentes respectivamente, em um contexto dinâmico de mudanças socioeconômicas. E como a nossa sociedade contemporânea está passando por uma importante transição, e essa transformação questiona o conceito de cidadania, a participação na vida escolar tem registrado como objetivo proporcionar aos alunos uma cultura política, assim como adquirir as atitudes e valores considerados necessários para a vida em sociedade, e então participar ativamente da gestão e regulação da vida coletiva, começando com o da escola. Enquanto o objetivo perseguido pelos docentes é adquirir o conhecimento e dominar as habilidades que lhe permitirão aplicar o programa proposto pela instituição.

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Publicado
2024-05-02
Como Citar
Santos, S. R. de A. (2024). SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: OS DESAFIOS DA PROFISSÃO. Kur’yt’yba - Revista Multidisciplinar De Educação E Ciência, 14(1), ere008. Recuperado de https://ebrevistas.eb.mil.br/kurytyba/article/view/12575
Seção
Projeto Mario Travassos e artigos de opinião