A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO DO CADETE PARA ESTUDAR E SEU DESEMPENHO ACADÊMICO

  • Sr Ricardo de Queiros Batista Ribeiro AMAN - ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) https://orcid.org/0000-0002-6489-220X
  • Sra Vanessa Garrot de Souza Costa UERJ
Palavras-chave: MOTIVAÇÃO, CADETES, ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS, EXÉRCITO BRASILEIRO

Resumo

O presente artigo propõe-se a contribuir para a produção de conhecimento e reflexões acerca de
aspectos pedagógicos da formação do oficial combatente do Exército Brasileiro. Tem como objetivo
a análise da motivação do Cadete para o estudo e sua influência no desempenho em avaliações de
acompanhamento e na percepção dos processos de ensino e aprendizagem, mais especificamente na
disciplina de Psicologia. Dos dados obtidos, de questionário aplicado aos cadetes do 2º ano,
destacaram-se grupos com baixa, moderada e alta motivação para o estudo e realizou-se o
comparativo com desempenho em avaliações e percepção dos processos pedagógicos. Por fim,
concluiu-se que os níveis de motivação para o estudo afetam tanto o desempenho nas avaliações como
a percepção da eficácia dos processos de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS. Cartilha do ensino por competência. 2016. Documentação
interna.
BARBOSA, Rubens Antônio. Os Estados Unidos pós 11 de setembro de 2001: implicações para a ordem mundial
e para o Brasil. Revista Brasileira de Política Internacional, v. 45, n. 1, p. 72-91, 2002.
BREAKWELL, Glynis M. et al. Métodos de pesquisa em psicologia. In: Métodos de pesquisa em psicologia. Artmed,
2010.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. Elsevier Brasil, 2008.
EXÉRCITO BRASILEIRO. O processo de transformação do Exército. Estado Maior do Exército (EME), 3 ed,
Brasília: 2010.
GAETA, Cecília. O professor iniciante no ensino superior: aprender, atuar e inovar. Editora Senac: São Paulo,
2013.
KHUN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Ed. 1996.
PENNA, Eloisa MD. Epistemologia e método na obra de CG Jung. EDUC-Editora da PUC-SP, 2013.
PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e
Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.
ROBBINS, Stephen; JUDGE, Tim; SOBRAL, Filipe. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto
brasileiro. Pearson Prentice Hall, 2010.
SILVA, Flávio Ferreira da; RIBEIRO, Ricardo de Queiros Batista; VALENTE, Tulio Alcântara. As metodologias
ativas de aprendizagem e a motivação do cadete para o estudo. Revista Agulhas Negras, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 53-71,
dez. 2017. ISSN 2595-1084. Disponível em: .
Acesso em: 10 jul. 2018.
ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Editora Artmed, 2010.
WITTACZIK, Lidiane Soares. Ensino por Competências: possibilidades e limitações. Atos de Pesquisa em
Educação, v. 2, n. 1, p. 161-172, 2007.
Publicado
2020-02-10
Como Citar
RIBEIRO, R. de Q. B., & COSTA, V. G. de S. (2020). A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO DO CADETE PARA ESTUDAR E SEU DESEMPENHO ACADÊMICO. Revista Agulhas Negras, 3(3), 5-15. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/7819
Seção
Artigos Científicos