A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO DO CADETE PARA ESTUDAR E SEU DESEMPENHO ACADÊMICO
Resumo
O presente artigo propõe-se a contribuir para a produção de conhecimento e reflexões acerca de
aspectos pedagógicos da formação do oficial combatente do Exército Brasileiro. Tem como objetivo
a análise da motivação do Cadete para o estudo e sua influência no desempenho em avaliações de
acompanhamento e na percepção dos processos de ensino e aprendizagem, mais especificamente na
disciplina de Psicologia. Dos dados obtidos, de questionário aplicado aos cadetes do 2º ano,
destacaram-se grupos com baixa, moderada e alta motivação para o estudo e realizou-se o
comparativo com desempenho em avaliações e percepção dos processos pedagógicos. Por fim,
concluiu-se que os níveis de motivação para o estudo afetam tanto o desempenho nas avaliações como
a percepção da eficácia dos processos de ensino e aprendizagem.
Downloads
Referências
ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS. Cartilha do ensino por competência. 2016. Documentação
interna.
BARBOSA, Rubens Antônio. Os Estados Unidos pós 11 de setembro de 2001: implicações para a ordem mundial
e para o Brasil. Revista Brasileira de Política Internacional, v. 45, n. 1, p. 72-91, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-73292002000100003
BREAKWELL, Glynis M. et al. Métodos de pesquisa em psicologia. In: Métodos de pesquisa em psicologia. Artmed,
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. Elsevier Brasil, 2008.
EXÉRCITO BRASILEIRO. O processo de transformação do Exército. Estado Maior do Exército (EME), 3 ed,
Brasília: 2010.
GAETA, Cecília. O professor iniciante no ensino superior: aprender, atuar e inovar. Editora Senac: São Paulo,
KHUN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Ed. 1996.
PENNA, Eloisa MD. Epistemologia e método na obra de CG Jung. EDUC-Editora da PUC-SP, 2013.
PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e
Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.
ROBBINS, Stephen; JUDGE, Tim; SOBRAL, Filipe. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto
brasileiro. Pearson Prentice Hall, 2010.
SILVA, Flávio Ferreira da; RIBEIRO, Ricardo de Queiros Batista; VALENTE, Tulio Alcântara. As metodologias
ativas de aprendizagem e a motivação do cadete para o estudo. Revista Agulhas Negras, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 53-71,
dez. 2017. ISSN 2595-1084. Disponível em: <http://www.ebrevistas.eb.mil.br/index.php/aman/article/view/895>.
Acesso em: 10 jul. 2018.
ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Editora Artmed, 2010.
WITTACZIK, Lidiane Soares. Ensino por Competências: possibilidades e limitações. Atos de Pesquisa em
Educação, v. 2, n. 1, p. 161-172, 2007.