A A Influência do Programa de Otimização do Aprendizado na Formação do Sargento Combatente do Exército Brasileiro

Palavras-chave: Técnicas de Estudo, Otimização do Aprendizado, Sargento Combatente, Exército Brasileiro

Resumo

O Sargento Combatente de carreira do Exército Brasileiro passa por um período de dois anos de formação, envolvendo atividades teóricas e práticas, englobando aspectos intelectuais e comportamentais. O intenso número de atividades reduz o tempo de estudo e exige maior empenho do estudante. Este estudo tem por objetivo demonstrar que a aplicação e o ensino sistematizado de técnicas pedagógicas podem otimizar o desempenho escolar, bem como a assimilação de conhecimentos a longo prazo. Ao longo do ano, foram realizadas intervenções com explicações, exemplos, exercícios das técnicas e recursos de aprendizagem. Os resultados das análises comparativas demonstraram melhora nas notas da maioria dos alunos. Houve a adoção de algumas técnicas e recursos por parte dos alunos, como também percepção positiva da utilização das técnicas.

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Biografia do Autor

Lorival de Souza Lima Junior, CIOpEsp - Centro de Instrução de Operações Especiais

Tenente Coronel da Academia Militar das Agulhas Negras; Graduado em Psicologia pela Universidade Estácio Juiz de Fora; Pós Graduado em Psicopedagogia Escolar e Orientação Educacional pelo Centro de Estudo de Pessoal (CEP); Pós Graduado em Educação Especial  e Inclusiva e Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Centro universitário Internacional (UNINTER); Certificado em Coaching Profissional pela Federação de Coaching Integral Sistêmico (FEBRACIS) e Chefe da Divisão de Ensino do CIOpEsp.

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Publicado
2022-05-31
Como Citar
LIMA JUNIOR, L. de S., & ROCHA, D. G. (2022). A A Influência do Programa de Otimização do Aprendizado na Formação do Sargento Combatente do Exército Brasileiro. Revista Agulhas Negras, 6(7), 107-125. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/8853
Seção
Artigos Científicos