A A Influência do Programa de Otimização do Aprendizado na Formação do Sargento Combatente do Exército Brasileiro

Palavras-chave: Técnicas de Estudo, Otimização do Aprendizado, Sargento Combatente, Exército Brasileiro

Resumo

O Sargento Combatente de carreira do Exército Brasileiro passa por um período de dois anos de formação, envolvendo atividades teóricas e práticas, englobando aspectos intelectuais e comportamentais. O intenso número de atividades reduz o tempo de estudo e exige maior empenho do estudante. Este estudo tem por objetivo demonstrar que a aplicação e o ensino sistematizado de técnicas pedagógicas podem otimizar o desempenho escolar, bem como a assimilação de conhecimentos a longo prazo. Ao longo do ano, foram realizadas intervenções com explicações, exemplos, exercícios das técnicas e recursos de aprendizagem. Os resultados das análises comparativas demonstraram melhora nas notas da maioria dos alunos. Houve a adoção de algumas técnicas e recursos por parte dos alunos, como também percepção positiva da utilização das técnicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorival de Souza Lima Junior, CIOpEsp - Centro de Instrução de Operações Especiais

Tenente Coronel da Academia Militar das Agulhas Negras; Graduado em Psicologia pela Universidade Estácio Juiz de Fora; Pós Graduado em Psicopedagogia Escolar e Orientação Educacional pelo Centro de Estudo de Pessoal (CEP); Pós Graduado em Educação Especial  e Inclusiva e Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Centro universitário Internacional (UNINTER); Certificado em Coaching Profissional pela Federação de Coaching Integral Sistêmico (FEBRACIS) e Chefe da Divisão de Ensino do CIOpEsp.

Referências

A CURVA DO ESQUECIMENTO - aprenda como manter em sua memória tudo o que você estudar e evite o “natural” esquecimento. Estudo esquematizado. Disponível em: http://estudoesquematizado.com.br/curva-do-esquecimento. Acesso em: 06 de MAR 2018.

BATTISTI, J. Curso Sobre a Memória. 2018. Disponível em: https://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/herbertgois/memorizacao002.asp. Acesso em: 06 de MAR 2018.

BRASIL. Ministério da Defesa. Escola de Sargentos das Armas (ESA). O Curso. Três Corações, MG. Disponível em: http://www.esa.eb.mil.br/index.php/pt/sobre-o-curso. Acesso em: 02 de JUL 2020

BUZAN, T. Mind maps at work: how to be the best at your job and still have time to play. New York: Plume, 2004.

CERS CURSOS ONLINE. Melhores Técnicas de Aprendizagem e Fixação de Conteúdo. Jusbrasil, 2015. Disponível em: https://cers.jusbrasil.com.br/noticias/133666308/as-10-melhores-tecnicas-de-aprendizagem-e-fixacao-de-conteudo. Acesso em: 27 de MAIO 2021.

CIRILLO, F. The Pomodoro Technique. Califórnia: Creative Commons, 2006.

D'AVILA, G. T. Vestibular: fatores geradores de ansiedade na cena da prova. Rev. bras. orientac. prof, São Paulo, v. 4, n. 1-2, p.105-116, DEZ. 2003. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902003000100010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 27 de MAIO 2021.

DUNLOSKY, J.; RAWSON, K. A.; MARSH, E. J. Improving Students’ Learning With Effective Learning Techniques Promising Directions From Cognitive and Educational Psychology Show all authors. Psychological Science in the Public Interest., USA: Sage Journals, v. 14, n. 1, p. 4-58, janeiro. 2013. DOI: https://doi.org/10.1177/1529100612453266. Acesso em: 05 de FEV 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/1529100612453266

FELDMAN, S.S. & WENTZEL, K. R. Relations among family interaction patterns, classroom self-restraint, and academic achievement in preadolescent boys. Journal of Educational Psychology, Washington, v. 82, n. 4, p. 813-819, 1990. Disponível em: https://doi.org/10.1037/0022-0663.82.4.813. Acesso em: 27 de MAIO 2021. DOI: https://doi.org/10.1037//0022-0663.82.4.813

FERRÉS, J. Vídeo e educação. 2 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

FREUD, S. Recordar, repetir e elaborar (novas recomendações sobre a técnica da psicanálise II). 2006. In: Freud. S. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas. Tradução de J. Salomão. v. XII. Rio de Janeiro: Imago. 1914, p. 161-171.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOIS, M. C. Memorização para aprender idiomas. São Paulo: Universo dos Livros, 2009.

LOCKE E.A. Toward a Theory of Task Motivation and Incentives. Organizational Bahavior and Human Performance, Washington, v. 3, n. 2, p 157-158, MAI 1968. Disponível em: https://doi.org/10.1016/0030-5073(68)90004-4. Acesso em: 27 de MAIO 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/0030-5073(68)90004-4

MANCILHA, J. Programação NeuroLinguística aplicada ao ensino e a aprendizagem. Rio de Janeiro: INAp, 2010.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

O USO DOS SENTIDOS NA RETENÇÃO DA INFORMAÇÃO. Baguete.com, 2008. Disponível em: https://www.baguete.com.br/artigos/137/armando-terribili-filho/04/09/2008/o-uso-dos-sentidos-na-retencao-da-informacao. Acesso em: 06 de MAR 2018.

O’CONNOR, J.; SEYMOUR, J. Introdução à Programação Neurolinguística. Tradução de Heloísa Martins Costa. São Paulo: SUMMUS, 1995.

SILVA, A. L.; DE SÁ, L. Saber estudar e estudar para saber. Portugal: Porto Editora, 2007.

SILVARES, E. F. M. O papel preventivo das clínicas-escola de psicologia em seu atendimento a crianças. Temas em Psicologia. Ribeirão Preto: Pepsic, v. 1, n. 2, p. 87-97, AGO 1993. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1993000200012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 27 de MAR 2021.

TICE, D.; BAUMEISTER, R. F. Controlling anger: Self-Induced Emotion Change. New York: Touchstone, 1989.

DOUGLAS, W.; ZARA, C. Como usar o cérebro em provas e concursos: as lições da PNL, do pensamento positivo e a lei da atração para você ser aprovado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

Publicado
2022-05-31
Como Citar
LIMA JUNIOR, L. de S., & ROCHA, D. G. (2022). A A Influência do Programa de Otimização do Aprendizado na Formação do Sargento Combatente do Exército Brasileiro. Revista Agulhas Negras, 6(7), 107-125. https://doi.org/10.70545/ran.v6i7.8853
Seção
Artigos Científicos