Pesquisa e Inovação Responsáveis

uma abordagem científica e pedagógica a ser considerada nas atividades de geração e difusão do conhecimento na contemporaneidade

Palavras-chave: Pesquisa, Editorial, Pesquisa e Inovação Responsáveis, Agulhas Negras

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Prof. Dr. Silvar Ferreira Ribeiro, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Pós-Doutorado pela Open University - Reino Unido - Knowledge Media Institute (KMi-OU), (2016/2017) com apoio da CAPES (Processo 7537/2015-08). Doutor em Difusão do Conhecimento (Ufba/Uneb/Uefs/Lncc/Ifba/Senai/Ufabc), Estágio de Doutorado Sanduíche pela Open University - Reino Unido - Knowledge Media Institute (KMi-OU), (2013) com apoio da CAPES (Processo: PDSE-3517/13-6 ), Mestre em Engenharia de Produção da Linha de Pesquisa Mídia e Conhecimento, com ênfase em Educação a Distância (UFSC, 2002). Especialista em Psicopedagogia pela UFRJ e em Metodologia do Ensino Superior pela FEBA. Graduado em Pedagogia com Habilitações em Supervisão e Administração Escolar pela Universidade Católica Do Salvador (1983), Técnico em Administração. Professor Assistente do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT-UNEB), Campus XIX; Professor Permanente do Programa de Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC-UNEB/UFBA/LNCC/UEFS/IFBA/SENAI); Coordenador do Laboratório de Desenvolvimento Profissional - Projeto de Extensão da UNEB-DCHT-XIX; Líder do Grupo de Pesquisa Gestão, Educação, Ciência & Tecnologias para a Inclusão Social; e, Vice-Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - Campus XIX, município de Camaçari. Experiência em Pesquisa, Ensino, Extensão e Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa e inovação responsáveis, tecnologias da informação e gestão educacional, difusão do conhecimento, inclusão digital, recursos educacionais abertos e educação a distância.

Sr Arlindo José de Barros Junior, AMAN Academia Militar das Agulhas Negras

É Oficial do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro e atua como professor na Academia Militar das Agulhas Negras, instituição de nível superior do Exército Brasileiro. Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté (2020), possui pós-graduação Lato Sensu em Neuropsicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (2018); em Ciência Militares com Ênfase em Ensino da Língua Inglesa pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército (2017); em Aplicações Complementares às Ciências Militares pela Escola de Administração do Exército (2009) e; graduação em letras Anglo-Portuguesas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (2004).

Referências

BITTENCOURT, Ana M.M. Lei Maria da Penha: e rede de enfrentamento à violência contra as mulheres. 2022. Tese (Doutorado em Difusão do conhecimento) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.

KAROLLAYNE PINHEIRO LOPES, J.; POLATO SACHINSKI, G.; LUPION TORRES, P. Pesquisa e Inovação Responsáveis na Educação Básica : Uma Abordagem Transversal por Meio da Aprendizagem Baseada em Projetos no Contexto da COVID-19. Interacções, [S. l.], v. 17, n. 57, p. 78–99, 2021. DOI: https://doi.org/10.25755/int.25183. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/25183. Acesso em: 20 JAN 2023. https://doi.org/10.25755/int.25183.

OKADA, A.; ROSA, L. Q. da .; SOUZA, M. . V. de . Escolarização aberta com mapas de investigação na educação em rede: apoiando a pesquisa e inovação responsáveis (RRI) e a diversão na aprendizagem. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020054, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1439. Disponível em: http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1439. Acesso em: 19 DEZ 2022. DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1439

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Folha Informativa sobre COVID-19. Disponível em www.pago.org. Acesso em 19 DEZ 2022.

PINTO, Sonia M. Da Conceição; RIBEIRO, Silvar F. Pesquisa e Inovação Responsáveis na Formação Científica dos Estudantes de Educação Superior. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 16, n.2, p. 420-444/jun.2018. Programa de Pós-graduação Educação: Currículo – PUC/SP. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p420-444. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/36875. Acesso em: 19 DEZ 2022. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p420-444

RIBEIRO, Silvar F.; PINTO, S. M. C.; SOUZA, Jamile R. de. Ética na Pesquisa e Inovação Responsáveis na Formação Profissional do Estudante de Ciências Contábeis. In: TEIXEIRA, C. S.; SOUZA, M. V. (Org.). Educação Fora da Caixa: Tendências internacionais e perspectivas sobre a inovação na educação. 1ed.São Paulo: Editora Edgard Blucher Ltda, 2020, v. 5, p. 229-243. DOI: https://doi.org/10.5151/9788580394269-13

Publicado
2023-02-24
Como Citar
RIBEIRO, S. F., FREIRE JUNIOR, J., & BARROS JUNIOR, A. J. D. (2023). Pesquisa e Inovação Responsáveis: uma abordagem científica e pedagógica a ser considerada nas atividades de geração e difusão do conhecimento na contemporaneidade. Revista Agulhas Negras, 6(8), v-viii. https://doi.org/10.70545/ran.v6i8.11458

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##