A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO ACADÊMICO DOS CADETES DO 3º ANO DO CURSO DE ENGENHARIA DA AMAN

  • Sr Aristóbulo Gouveia de Amorim Jr AMAN - ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS
  • Sr Atílio Sozzi Nogueira AMAN - ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) https://orcid.org/0000-0002-2479-500X
Palavras-chave: ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS, ENSINO SUPERIOR MILITAR, INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, DESEMPENHO ACADÊMICO

Resumo

Atualmente, muitos estudos a respeito da Inteligência Emocional (IE) vêm sendo desenvolvidos
no mundo, devido, principalmente, a sua importância em organizações que necessitam de
relações humanas para garantir uma boa capacidade operativa, como é o caso de empresas e
das Forças Armadas. Apesar disso, são poucas as pesquisas que chegam a um resultado
conclusivo sobre a relação entre a IE de um sujeito e seu rendimento cognitivo, afetivo e
psicomotor. O objetivo deste trabalho foi mensurar a inteligência emocional de cadetes do 3° ano
do Curso de Engenharia da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e correlacioná-la com
o desempenho acadêmico. Para tal, foi utilizada a Escala de Inteligência Emocional de Schutte
(Schutte, Malouff, Bhullar, 1998), composta duas dimensões: expressão e regulação das
emoções (ERE) e usos das emoções (UE). Também foi aplicado um questionário de informações
pessoais elaborado especificamente para o presente trabalho. Participaram do estudo 49
cadetes do mesmo ano de formação, que, além da Escala de IE, indicaram quais foram suas
notas nas avaliações das disciplinas de Treinamento Físico Militar (TFM) e sua classificação
geral no curso (composta por avaliações cognitivas, atitudinais e psicomotoras). Utilizando
análise estatística, verificou-se que houve correlação positiva e significativa entre a IE (dimensão
“uso das emoções”) e a classificação geral do cadete (r=0,321; p<0,005). Todavia, a correlação
com a nota de TFM não foi estatisticamente significativa. Os resultados da pesquisa sugerem
que a Inteligência Emocional (dimensão “uso das emoções”) pode ser importante para o cadete
durante a formação na AMAN.

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Biografia do Autor

Sr Atílio Sozzi Nogueira, AMAN - ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Atílio Sozzi Nogueira é doutorando em psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2018), licenciado em sociologia pela Universidade Paulista (2018) e bacharel em ciências militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (2002). Possui especialização em psicopedagogia escolar pelo Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (2014). Participa do grupo de trabalho (GT) 90 da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) - Psicologia e Segurança. Desde 2015, é integrante da Seção Psicopedagógica da Divisão de Ensino da AMAN. Em 2020, passou também a lecionar como professor convidado na Cadeira de Psicologia Aplicada à Liderança Militar da AMAN.

Referências

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SOUSA, Ana Paula Louro Diogo Botelho de; DIAS, José Henrique

Orientador. Inteligência emocional e desempenho académico em estudantes do

ensino superior. 2010. Dissertação de Mestrado. ISMT.

Publicado
2021-01-29
Como Citar
AMORIM JR, A. G. de A., & NOGUEIRA, A. S. (2021). A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO ACADÊMICO DOS CADETES DO 3º ANO DO CURSO DE ENGENHARIA DA AMAN. Revista Agulhas Negras, 4(4), 73-86. https://doi.org/10.70545/ran.v4i4.7798
Seção
Artigos Científicos

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