Information War

understanding the concept from a systematic review from 2010 to 2020

Keywords: Information War, Information Warfare, Information Operations, Psychological Operations, Manipulation of the masses

Abstract

War is a subject that has always occupied humankind. We have reached the 20th century with the potential to provoke our self-extermination. Nowadays, information war has been gaining prominence due to the changes that emerged from the Information Age and from Knowledge Age. The objective of this study was to review the scientific literature (RSL) on the subject in order to achieve a precise understanding of its concept. Another aim is to understand the state of the art about the information war phenomenon, in addition to examining its approach and understanding by the scientific psychology. This study is justified by the need of adequate use of this term in scientific research considering the diversity of meanings that is commonly attributed to it. An RSL methodology was applied, which was based on scientific articles published between 2010 and 2020, with consultation to the CAPES Periodicals, SciELO, and Pepsic databases. We verified different approaches to the phenomenon that could be put into three groups: one group that approaches information operations; another group that approaches information warfare in the context of a military confrontation; and, finally, a group that approaches information war in the psychosocial context, without the necessary existence of military objectives. It was concluded that the term information war refers to a special kind of war, whose purpose is to persuade the minds and hearts of a group in order to achieve, in the long run, previously established objectives.

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Author Biographies

Ricardo de Queirós Batista Ribeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutorando em Psicologia e Mestre em Psicologia (2019), ambos na perspectiva da Psicologia Junguiana, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), graduação Bacharelado em Psicologia (formação de Psicólogo - 2014) pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e a graduação Bacharelado em Ciências Militares (2002) pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Possui, também, especialização lato sensu em Psicologia Analítica Junguiana, especialização lato sensu em Psicologia Positiva e Coaching, especialização lato sensu em Psicopedagogia com ênfase institucional, especialização lato senso em Ciências Militares com ênfase em Gestão Operacional, e especialização lato sensu em bases Geo-históricas para formulação de Estratégias, e especialização (em andamento) em Filosofia - Ontologia e Epistemologia. Atualmente é militar do Exército Brasileiro atuando como Professor Titular de Psicologia na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), líder do Grupo de Pesquisa na AMAN - Estudos Interdisciplinares em Liderança, e parecerista da Revista Agulhas Negras e do Anuário da Academia Militar das Agulhas Negras. Membro da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos em Segurança (PCECS). Tem experiência no ensino de Psicologia (nas disciplinas: Introdução à Psicologia; Psicologia Geral; Psicologia da Educação; Psicologia Diferencial; Psicologia Social; Psicologia Junguiana; Psicologia Organizacional e do Trabalho; e Liderança). Integrante do GT AION - Interdisciplinaridades da Pesquisa em Psicologia Analítica no Brasil, da comunidade de pesquisadores da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia e Psicoterapia Junguiana (C. G. Jung); e Psicologia e Psicoterapia Fenomenológica Existencial.

Silvar Ferreira RIBEIRO, Universidade do Estado da Bahia

Pós-Doutorado pela Open University - Reino Unido - Knowledge Media Institute (KMi-OU), (2016/2017) com apoio da CAPES (Processo 7537/2015-08). Doutor em Difusão do Conhecimento (Ufba/Uneb/Uefs/Lncc/Ifba/Senai/Ufabc), Estágio de Doutorado Sanduíche pela Open University - Reino Unido - Knowledge Media Institute (KMi-OU), (2013) com apoio da CAPES (Processo: PDSE-3517/13-6 ), Mestre em Engenharia de Produção da Linha de Pesquisa Mídia e Conhecimento, com ênfase em Educação a Distância (UFSC, 2002). Especialista em Psicopedagogia pela UFRJ e em Metodologia do Ensino Superior pela FEBA. Graduado em Pedagogia com Habilitações em Supervisão e Administração Escolar pela Universidade Católica Do Salvador (1983), Técnico em Administração. Professor Assistente do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT-UNEB), Campus XIX; Professor Permanente do Programa de Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC-UNEB/UFBA/LNCC/UEFS/IFBA/SENAI); Coordenador do Laboratório de Desenvolvimento Profissional - Projeto de Extensão da UNEB-DCHT-XIX; Líder do Grupo de Pesquisa Gestão, Educação, Ciência & Tecnologias para a Inclusão Social; e, Vice-Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - Campus XIX, município de Camaçari. Experiência em Pesquisa, Ensino, Extensão e Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa e inovação responsáveis, tecnologias da informação e gestão educacional, difusão do conhecimento, inclusão digital, recursos educacionais abertos e educação a distância.

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Published
2021-10-22
How to Cite
Ribeiro, R. de Q. B., & RIBEIRO, S. F. (2021). Information War: understanding the concept from a systematic review from 2010 to 2020. Revista Agulhas Negras, 5(6), 135-148. Retrieved from http://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/7917