Guerra de Informação

entendendo o conceito a partir de uma revisão sistemática do período de 2010 a 2020

Resumen

A guerra é um assunto que sempre ocupou a humanidade. Chegamos ao século XX com potencial de provocar nosso autoextermínio. Na atualidade, a guerra de informação vem ganhando destaque pelas mudanças trazidas pela Era da Informação e do Conhecimento. O objetivo deste estudo foi revisar a literatura científica (RSL) acerca do tema a fim de se alcançar uma compreensão precisa sobre o seu conceito. Almejou-se, ainda, conhecer o estado da arte sobre o fenômeno da guerra de informação, além de examinar sua abordagem e entendimento pela psicologia científica. Justificou-se tal estudo pela necessidade do uso adequado desse termo em uma pesquisa científica, tendo em vista a diversidade de significados que lhe são vulgarmente atribuídos. Foi aplicada uma metodologia de RSL, a partir de artigos científicos publicados entre 2010 e 2020, com consulta nas bases de dados dos Periódicos CAPES, SciELO e Pepsic. Verificam-se diferentes abordagens sobre o fenômeno que puderam ser reunidas em três grupos: um grupo que aborda as operações de informações (information operations); outro grupo que aborda a guerra de informação (information warfare) no contexto de um confronto militar; e, por fim, um grupo que aborda a guerra de informação (information war) no contexto psicossocial, sem a necessária existência de objetivos militares. Concluiu-se que o termo guerra de informação (information war) refere-se a um tipo especial de guerra, cuja finalidade é persuadir as mentes e corações de uma coletividade para se alcançar, a longo prazo, objetivos previamente estabelecidos.

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Biografía del autor/a

Ricardo de Queirós Batista Ribeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutorando em Psicologia e Mestre em Psicologia (2019), ambos na perspectiva da Psicologia Junguiana, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), graduação Bacharelado em Psicologia (formação de Psicólogo - 2014) pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e a graduação Bacharelado em Ciências Militares (2002) pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Possui, também, especialização lato sensu em Psicologia Analítica Junguiana, especialização lato sensu em Psicologia Positiva e Coaching, especialização lato sensu em Psicopedagogia com ênfase institucional, especialização lato senso em Ciências Militares com ênfase em Gestão Operacional, e especialização lato sensu em bases Geo-históricas para formulação de Estratégias, e especialização (em andamento) em Filosofia - Ontologia e Epistemologia. Atualmente é militar do Exército Brasileiro atuando como Professor Titular de Psicologia na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), líder do Grupo de Pesquisa na AMAN - Estudos Interdisciplinares em Liderança, e parecerista da Revista Agulhas Negras e do Anuário da Academia Militar das Agulhas Negras. Membro da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos em Segurança (PCECS). Tem experiência no ensino de Psicologia (nas disciplinas: Introdução à Psicologia; Psicologia Geral; Psicologia da Educação; Psicologia Diferencial; Psicologia Social; Psicologia Junguiana; Psicologia Organizacional e do Trabalho; e Liderança). Integrante do GT AION - Interdisciplinaridades da Pesquisa em Psicologia Analítica no Brasil, da comunidade de pesquisadores da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia e Psicoterapia Junguiana (C. G. Jung); e Psicologia e Psicoterapia Fenomenológica Existencial.

Silvar Ferreira RIBEIRO, Universidade do Estado da Bahia

Pós-Doutorado pela Open University - Reino Unido - Knowledge Media Institute (KMi-OU), (2016/2017) com apoio da CAPES (Processo 7537/2015-08). Doutor em Difusão do Conhecimento (Ufba/Uneb/Uefs/Lncc/Ifba/Senai/Ufabc), Estágio de Doutorado Sanduíche pela Open University - Reino Unido - Knowledge Media Institute (KMi-OU), (2013) com apoio da CAPES (Processo: PDSE-3517/13-6 ), Mestre em Engenharia de Produção da Linha de Pesquisa Mídia e Conhecimento, com ênfase em Educação a Distância (UFSC, 2002). Especialista em Psicopedagogia pela UFRJ e em Metodologia do Ensino Superior pela FEBA. Graduado em Pedagogia com Habilitações em Supervisão e Administração Escolar pela Universidade Católica Do Salvador (1983), Técnico em Administração. Professor Assistente do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT-UNEB), Campus XIX; Professor Permanente do Programa de Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC-UNEB/UFBA/LNCC/UEFS/IFBA/SENAI); Coordenador do Laboratório de Desenvolvimento Profissional - Projeto de Extensão da UNEB-DCHT-XIX; Líder do Grupo de Pesquisa Gestão, Educação, Ciência & Tecnologias para a Inclusão Social; e, Vice-Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - Campus XIX, município de Camaçari. Experiência em Pesquisa, Ensino, Extensão e Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa e inovação responsáveis, tecnologias da informação e gestão educacional, difusão do conhecimento, inclusão digital, recursos educacionais abertos e educação a distância.

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Publicado
2021-10-22
Cómo citar
Ribeiro, R. de Q. B., & RIBEIRO, S. F. (2021). Guerra de Informação: entendendo o conceito a partir de uma revisão sistemática do período de 2010 a 2020. Revista Agulhas Negras, 5(6), 135-148. Recuperado a partir de http://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/7917