O Perfil do Coordenador Pedagógico da Academia Militar das Agulhas Negras
Resumo
O presente artigo tem como tema a coordenação pedagógica em uma instituição de ensino superior militar no Brasil. Teve por objetivo delinear o perfil dos coordenadores pedagógicos da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Tratou-se de uma pesquisa com uso combinado de abordagem quantitativa e qualitativa, realizada com os atuais coordenadores pedagógicos da AMAN e ex-coordenadores pedagógicos que exerceram a função nos anos de 2019 e 2020. Na coleta de dados recorreu-se a um questionário pré-elaborado composto por perguntas abertas, fechadas e de múltipla escolha. As questões colocadas nos instrumentos de pesquisa visaram caracterizar os coordenadores pedagógicos da AMAN, através de parâmetros como idade, gênero, grau hierárquico, formação inicial, experiências anteriores no ensino, titulações, entre outros. Os resultados revelam que os coordenadores pedagógicos da AMAN são na maioria homens, acima dos 40 anos, possuem formações acadêmicas diversas, extensa experiência profissional na carreira militar em geral, porém com pouca vivência no ensino superior militar e na coordenação pedagógica. Buscam suprir as dificuldades no exercício da função por meio do autoaperfeiçoamento em cursos civis e militares, assim como na aprendizagem com os profissionais mais experientes.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Anderson Magno de. Desenvolvimento profissional docente: perspectiva dos professores da Academia Militar das Agulhas Negras. 2018. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Taubaté, SP, 2018. Disponível em: https://mpemdh.unitau.br/wp-content/uploads/2017/dissertacoes/mpe/b/Anderson-Magno-de-Almeida.pdf. Acesso em: 26 JUL 2021.
ALVES, Cristina Nacif. O sentido dos argumentos para a formação de coordenadores pedagógicos: caminhos para a aproximação entre teoria e prática. 2007. 305 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Rio de Janeiro, RJ, 2007a. Disponível em: https://ppge.educacao.ufrj.br/dissertacoes/cristina_nacif_alves.pdf. Acesso em: 14 JUL 2021.
BRASIL. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Departamento de Educação e Cultura do Exército - DECEX. Comando da Academia Militar das Agulhas Negras. Regimento Interno da Academia Militar das Agulhas Negras, Resende, RJ: [s. n.], 2015.
BRASIL. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Estado-Maior do Exército. Portaria nº 008-EME, de 28 de fevereiro de 2002. Aprova a Criação do Curso de Coordenação Pedagógica do Exército Brasileiro, Brasília, DF: [s. n.], 2002. Disponível em: http://www.sgex.eb.mil.br/sistemas/boletim_do_exercito/copiar.php?codarquivo=314&act=bre. Acesso em: 01 AGO 2021.
BRASIL. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Estado-Maior do Exército. Portaria Res nº 018-EME, de 09 de fevereiro de 2004. Aprova a Diretriz para a previsão de cargos e preenchimento de claros no EB, Brasília, DF: [s. n.], 2004.
BRASIL. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Estado-Maior do Exército. Portaria nº 1.357, de 6 de novembro de 2014. Aprova o Regulamento da Academia Militar das Agulhas Negras, Brasília, DF: [s. n.], 2014. Disponível em: http://www.sgex.eb.mil.br/sistemas/boletim_do_exercito/copiar.php?codarquivo=1322&act=bre. Acesso em: 04 AGO 2021.
BRASIL. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Gab Cmt Ex. Diretriz do Comandante do Exército, Brasília, DF: [s. n.], 2019. Disponível em: https://www.eb.mil.br/documents/10138/9474894/DIRETRIZ+DO+COMANDANTE+DO+EX%C3%89RCITO+2019+OTIMIZADO.pdf/eca42421-8af4-ddfa-e94a-0572f280c37b. Acesso em: 29 JUL 2021.
DAVIS, Claudia et al. Formação continuada de professores em alguns estados e municípios do Brasil. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), São Paulo, v. 41, n. 144. p. 826-849, set / dez 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742011000300010. Acesso em 01 AGO 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742011000300010
DURAN, Débora. Letramento Digital e Desenvolvimento: das afirmações às interrogações. Pátio: Ensino Fundamental, v. XV, p. 26-29, 2011. Disponível em: https://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais17/txtcompletos/sem13/COLE_3255.pdf. Acesso em: 19 JUL 2021.
DURAN, Débora. Pesquisa na Educação Superior Militar: uma perspectiva pedagógica. Revista Brasileira de Estudos e Defesa. v. 3, nº 2, jul./dez. 2016, p. 73-90, jul. / dez, 2016. DOI: https://doi.org/10.26792/rbed.v3n2.2016.73138. Acesso em: 22 JUL 2021. DOI: https://doi.org/10.26792/rbed.v3n2.2016.73138
GATTI, Bernardete Angelina. A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 28, n. 1, p. 13 34, jan./abr. 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/36066/23315 . Acesso em: 21 JUL 2021.
GOUVEIA, Beatriz; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. A formação permanente, o papel do coordenador pedagógico e a rede colaborativa. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (ORG). O coordenador pedagógico e a formação centrada na escola – 2. ed. – São Paulo: Edições Loyola, 2015.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Alternativa, 2001.
MIZIARA; Leni Aparecida Souto; RIBEIRO, Ricardo; BEZERRA, Giovani Ferreira. O que revelam as pesquisas sobre a atuação do coordenador pedagógico. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. (Online), Brasília, v. 95, n. 241, p. 609-635, set./dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/hnr5hSksLQj5bMX589NcfLB/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 22 JUL 2021. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.95i241.3459
PLACCO, Vera Maria; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan; ALMEIDA, Laurinda Ramalho. O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas. Cadernos de Pesquisa. v.42, nº 147, p.754-771 set./dez 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000300006. Acesso em: 19 JUL 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000300006
SOARES, Alexandre Varejão Teixeira. Coordenação pedagógica: ato de maestria. 2005. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação). São Paulo, SP, 2005. Disponível em: http://capesdw.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=20058733052018003P8. Acesso em: 18 JUL 2021.
TARDIF, Maurice e RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade: Revista de Ciência da Educação, / Centro de Estudos Educação e Sociedade, ano XXI, n. 73. SP: Cortez; Campinas: CEDES, 2000, p. 209-244. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000400013. Acesso em: 22 JUL 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000400013
Copyright (c) 2021 Rodrigo Camões Diogenes de CARVALHO, Neusa Banhara AMBROSETTI (Autor)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.