As Idiossincrasias do Meio Virtual
o metaverso como uma nova oportunidade de atuação para a comunicação social do Exército Brasileiro
Resumo
O presente artigo aborda um tipo específico do mundo virtual, o metaverso, e as possibilidades de atuação que a comunicação social pode exercer nesse novo ambiente. O termo é entendido como sinônimo de um espaço virtual, mais especificamente de uma realidade aumentada, que os usuários acessam pela internet, além de permitir a interação por meio de uma figura representativa virtual, chamada de avatar. É nesse contexto que se insere este artigo, que tem por objetivos enfocar as peculiaridades da comunicação social ao lidar com a realidade multiverso e ressaltar a importância da inteligência artificial em relação ao metaverso e as influências do novo universo digital para a comunicação. Para isso, o artigo pauta-se em uma pesquisa bibliográfica, baseando-se em análises referentes aos levantamentos teóricos da comunicação, meios escritos e eletrônicos, websites institucionais e redes sociais do Exército Brasileiro (EB), que enfocam a estrutura da comunicação social do EB no meio virtual, bem como as adaptações para seu público-alvo. Por meio da análise dos canais de divulgação virtuais, entende-se que, atualmente, a comunicação social tem potencial de aproximação com o público ao se valer do metaverso.
Downloads
Referências
BOTTON, Luciane de Avila. Proposta de repositório digital para armazenamento de podcasts educativos, 2018. 119 fl. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15968/DIS_PPGEPT_2018_BOTTON_LUCIANE.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em: 15 ABR 2022.
CARRASCOZA, João Anzanello. Estratégias Criativas da Publicidade. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015.
DEPOIS DE sua incorporação às fileiras do exército brasileiro, Max conclui o curso de formação de cabos. Exército Brasileiro, 2019. Disponível em: https://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/znUQcGfQ6N3x/content/id/10270937. Acesso em 02 MAIO 2022.
PALESTRA DE EMMA CHIU, Diretora de Inteligência da Wunderman Thompson, reforça o papel da tecnologia na vida cotidiana. Fast Company, 2022. Disponível em: https://fastcompanybrasil.com/eventos/nrf-2022/palestra-de-emma-chiu-diretora-de-inteligencia-da-wunderman-thompson-reforca-o-papel-da-tecnologia-na-vida-cotidiana/. Acesso em: 20 ABR 2022.
GLOBAL Social Media Statistics. Datareportal, 2022. Disponível em: https://datareportal.com/social-media-users. Acesso em: 04 ABR 2022.
KANTAR IBOPE MEDIA lança relatório sobre o metaverso e oportunidades para a publicidade. Kantar IBOPE Media. 2021. Disponível em: https://www.kantaribopemedia.com/kantar-ibope-media-lanca-relatorio-sobre-o-metaverso-e-oportunidades-para-a-publicidade/. Acesso em: 03 ABR 2022.
KOVACS, Leandro. O que é web 3.0 e quais as diferenças para a web 2.0?. Tecnoblog, 2022 Disponível em: https://tecnoblog.net/responde/o-que-e-web-3-0-e-quais-as-diferencas-para-a-web-2-0/. Acesso em: 15 ABR 2022.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. Ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1969.
METAVERSO. In: DICIONÁRIO Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2022. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/ . Acesso em: 13 abr. 2022.
SANTAELLA, Lucia. Redação Publicitária Digital. Curitiba: InterSaberes, 2017.
Copyright (c) 2022 Thaisa Barbosa da Rocha Motta (Autor)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.