As Idiossincrasias do Meio Virtual

o metaverso como uma nova oportunidade de atuação para a comunicação social do Exército Brasileiro

Palavras-chave: Metaverso, Inteligência Artificial, Comunicação Social, Interação Social, Realidade Aumentada

Resumo

O presente artigo aborda um tipo específico do mundo virtual, o metaverso, e as possibilidades de atuação que a comunicação social pode exercer nesse novo ambiente. O termo é entendido como sinônimo de um espaço virtual, mais especificamente de uma realidade aumentada, que os usuários acessam pela internet, além de permitir a interação por meio de uma figura representativa virtual, chamada de avatar. É nesse contexto que se insere este artigo, que tem por objetivos enfocar as peculiaridades da comunicação social ao lidar com a realidade multiverso e ressaltar a importância da inteligência artificial em relação ao metaverso e as influências do novo universo digital para a comunicação. Para isso, o artigo pauta-se em uma pesquisa bibliográfica, baseando-se em análises referentes aos levantamentos teóricos da comunicação, meios escritos e eletrônicos, websites institucionais e redes sociais do Exército Brasileiro (EB), que enfocam a estrutura da comunicação social do EB no meio virtual, bem como as adaptações para seu público-alvo. Por meio da análise dos canais de divulgação virtuais, entende-se que, atualmente, a comunicação social tem potencial de aproximação com o público ao se valer do metaverso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOTTON, Luciane de Avila. Proposta de repositório digital para armazenamento de podcasts educativos, 2018. 119 fl. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15968/DIS_PPGEPT_2018_BOTTON_LUCIANE.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em: 15 ABR 2022.

CARRASCOZA, João Anzanello. Estratégias Criativas da Publicidade. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015.

DEPOIS DE sua incorporação às fileiras do exército brasileiro, Max conclui o curso de formação de cabos. Exército Brasileiro, 2019. Disponível em: https://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/znUQcGfQ6N3x/content/id/10270937. Acesso em 02 MAIO 2022.

PALESTRA DE EMMA CHIU, Diretora de Inteligência da Wunderman Thompson, reforça o papel da tecnologia na vida cotidiana. Fast Company, 2022. Disponível em: https://fastcompanybrasil.com/eventos/nrf-2022/palestra-de-emma-chiu-diretora-de-inteligencia-da-wunderman-thompson-reforca-o-papel-da-tecnologia-na-vida-cotidiana/. Acesso em: 20 ABR 2022.

GLOBAL Social Media Statistics. Datareportal, 2022. Disponível em: https://datareportal.com/social-media-users. Acesso em: 04 ABR 2022.

KANTAR IBOPE MEDIA lança relatório sobre o metaverso e oportunidades para a publicidade. Kantar IBOPE Media. 2021. Disponível em: https://www.kantaribopemedia.com/kantar-ibope-media-lanca-relatorio-sobre-o-metaverso-e-oportunidades-para-a-publicidade/. Acesso em: 03 ABR 2022.

KOVACS, Leandro. O que é web 3.0 e quais as diferenças para a web 2.0?. Tecnoblog, 2022 Disponível em: https://tecnoblog.net/responde/o-que-e-web-3-0-e-quais-as-diferencas-para-a-web-2-0/. Acesso em: 15 ABR 2022.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. Ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1969.

METAVERSO. In: DICIONÁRIO Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2022. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/ . Acesso em: 13 abr. 2022.

SANTAELLA, Lucia. Redação Publicitária Digital. Curitiba: InterSaberes, 2017.

Publicado
2022-09-19
Como Citar
Motta, T. B. da R. (2022). As Idiossincrasias do Meio Virtual: o metaverso como uma nova oportunidade de atuação para a comunicação social do Exército Brasileiro. Revista Agulhas Negras, 6(8), 182-195. https://doi.org/10.70545/ran.v6i8.9826
Seção
Artigos Científicos