Instrumento Psicológico de Avaliação da Liderança

estudo exploratório com cadetes da Academia Militar

Palavras-chave: Psicologia organizacional, Liderança militar, Competências socioemocionais, Instrumentos de avaliação da liderança

Resumo

O artigo apresenta resultados parciais de pesquisa exploratória sobre liderança realizada na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). O estudo, parte constitutiva da pesquisa de doutorado em Psicologia, procurou correlacionar liderança e competências socioemocionais, sistematizando um instrumento de avaliação psicológica da liderança para o contexto educacional militar. A pesquisa teve como objetivo principal, elaborar um instrumento de avaliação da liderança com base em habilidades socioemocionais (comportamentos e atributos), identificadas como relevante para o exercício das funções de capitães e tenentes, sob a perspectiva da população investigada. O recorte transversal da composição da amostra, biênio 2021/22, teve a participação de cadetes de ambos os sexos,  dos 4º e 5º anos do curso de formação de oficiais da linha bélica do Exército Brasileiro (n = 366). A metodologia aplicada contou com técnicas de coleta e análise qualitativas e quantitativas, derivadas da Teoria Fundamentada nos Dados e da Estatística Descritiva e de Análise Fatorial. Os resultados destacam uma estrutura de 21 dimensões relacionadas entre as habilidades e competências socioemocionais significativas à liderança militar do oficial nos primeiros postos da carreira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, J., DEN HARTOG, D., & PORTO, J. B. Escala de Liderança Ética no trabalho: evidências de validade da versão brasileira. Revista Psicologia: Organização e Trabalho, 18 (3), 430-440, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.17652/rpot/2018.3.14298. Acesso em: 30 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.17652/rpot/2018.3.14298

BANDURA, A. Social cognitive theory. Greenwich, CT: JAI Press, 1989. DOI: https://doi.org/10.1037//0003-066X.44.9.1175

BANDURA, A. Social cognitive theory: an agentic perspective. Annual Review of Psychology. Palo Alto: Annual Reviews, v.52, p.1-26, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1146/annurev.psych.52.1.1. Acesso em: jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev.psych.52.1.1

BANDURA, A. The growing primacy of perceived efficacy in human self-development, adaptation and change. In: Salanova, M. et al. (Ed.). Nuevos horizontes en La investigación sobre laautoeficacia. Castelló de la Plana: Publicacions de laUniversitat Jaume, 2004.

BANDURA, A., Azzi, R. G. &Polydoro, S. A. J. Teoria Social Cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BANDURA, A.; TOGNETTA, L.R.P.; AZZI, R.G. Desengajamento moral teoria e pesquisa a partir da teoria social cognitiva. São Paulo: Mercado de Letras, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-98932011000200002. Acesso em: 03 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932011000200002

BASS, B. M. The Bass handbook of leadership: theory, research, and managerial applications. 4th ed. New York: Free Press, 2008.

Berger, P.; LUCKMANN, T. (1985). A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 22. ed. Petrópolis, RJ: Vozes,.

BRASIL. Lei Nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980: Dispõe sobre o Estatuto dos Militares. Brasília, DF: EGGCF, 1980.

BURNS, J. M. Leadership. New York: Perenium, 1978.

CASTRO, Celso. O espírito militar: um estudo de antropologia social na Academia Militar das Agulhas Negras. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

CEPELLOS, V. M.; TONELLI, M. J. Grounded theory: Passo a passo e questões metodológicas na prática. Revista de Administração Mackenzie, 21(5), 1–29, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1678-6971/eRAMG200130. Acesso em: 14 Set. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-6971/eramg200130

CRAWFORD, J.A.; KELDER, Jo-Anne Do. We measure leadership effectivey? Articulating and evaluating scale development psychometrics for best practice. The Leadership Quarterly- volume 30, Issue 1, February 2019, p. 133-144. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.leaqua.2018.07.001. Acesso em: 30 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.leaqua.2018.07.001

CUNHA, S. C. Preditores da emergência da liderança em contexto militar: papel da autoliderança e da personalidade. 100p. Dissertação (Mestrado em Liderança, Pessoas e Organizações) – Lisboa, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/14904. Acesso em: 30 set. 2020.

DEN HARTOG, D. N. Ethical leadership: annual review of Organizational. Psychology and Organizational Behavior. 2 (1), 409-43, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1146/annurev-orgpsych-032414-111237. Acesso em: 3 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev-orgpsych-032414-111237

DIAS, M. A. M. J.; BORGES, R. S. G. Estilos de liderança e desempenho de equipes no setor público. Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 200-221, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-2311.0542014.53468. Acesso em: nov. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-2311.0542014.53468

FERREIRA, L.C. Mauad A relação entre a crença de autoeficácia docente e a síndrome de burnout em professores do ensino médio. 151p. Tese (Doutorado em Educação) – UNICAMP, 2011.

FONSECA, A.M. O.; PORTO, J.B.; BARROSO, A.C. O efeito de valores pessoais nas atitudes perante estilos de liderança. RAM – Revista de Administração Makenzie, São Paulo, v.13, n.3, Edição especial, p.122-149, Maio/Jun, 2012. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/article/view/4038/3443. Acesso em: 30 set. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-69712012000300007

GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos [Asylums]. São Paulo, Perspectiva, 1974. Disponível em: https://www.academia.edu/50854178/Manic%C3%B4mios_Pris%C3%B5es_e_Conventos_Erving_Goffman. Acesso em: 30 set. 2019.

GONÇALEZ, Marcelo; MEDEIROS FILHO, Oscar. Entre a Instrução do Tenente e a formação do futuro General: análise do processo ensino aprendizagem em algumas Academias Militares. ANUÁRIO da Academia Militar das Agulhas Negras, ano 2, n.2 , 2012, p. 57-67.

GUIMARÃES, Pedro; ROUCO, Carlos; BORGES, José. Instrumento de diagnóstico de Liderança emergente: estudo de caso de dinâmicas de grupo na academia militar. Lisboa, ProeliumVII (11), p. 223-242, 2016.

HADLEY, C. N; TODD L. Pittinsky, T. L; SOMMER, S. A.; ZHU, Weichun Measuring the efficacy of leaders to assess information and make decisions in a crisis: The C-LEAD scale. The Leadership Quarterly, v.22, Issue 4, August 2011, Pages 633-648. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.leaqua.2011.05.005. Acesso em: set. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.leaqua.2011.05.005

HARRISON, C. Leadership Theory and Research: A Critical Approach to New and Existing Paradigms. Switzerland : Palgrave Macmillan, 2018. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-68672-1_3

HERSEY, P.; BLANCHARD, K. H. Psicologia para administradores: a teoria e as técnicas da liderança situacional. Trad. Edwino A. Royer. São Paulo, Pedagógica Universitária, 1986.

HUNTER, D. R.; STEWART, J. E. Lócus of control, risk orientation, and decision making among US Army aviators. Artis LLC Herndon VA, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/235017932_Locus_of_Control_Risk_Orientation_and_Decision_Making_Among_US_Army_Aviators. Acesso em: set. 2021. DOI: https://doi.org/10.21236/ADA509824

HUNTINGTON, S. O Soldado e Estado: Teoria e Política das Relações entre Civis e Militares. Biblioteca do Exército. Rio de Janeiro, 2014.

JANOWITZ, M. O soldado profissional: um estudo social e político. Rio de Janeiro: GRD, 1967.

LEE, S.; Kim, H.; PARK, S.; LEE, S; Yu, J. Preliminary development of a scale to measure leadership potential. Psychological Reports: 117, 1, 51-71, 2015. DOI: https://doi.org/10.2466/01.07.PR0.117c13z4

LIMA SOBRINHO, J. I.; LIMA, R. L. Os desdobramentos do ethos idealista-formal no trabalho dos/as assistentes sociais. Temporalis, 2018, 18(36), 28-44. Disponível em https://www.periodicos.fes.br/temporalis/article/view/21524. Acessado em 20 novembro 2022. DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2018v18n36p28-44

LIND, Georg. O Significado e Medida da Competência Moral Revisitada: Um Modelo do Duplo Aspecto da Competência Moral. Revista Psicologia: Reflexão e Crítica, 2000, 13(3), p. 399-416. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-79722000000300009. Acesso em: Set. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722000000300009

LIND, Georg. Thirty years of the moral judgment test: support for the dual-aspect theory of moral development. In: Hutz, Claudio Simon; Souza, Luciana Karine (Org). Estudos e pesquisas em psicologia do desenvolvimento e da personalidade. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013.

McCRYSTAL, Stanley; COLLINS, Tantum; SILVERMAN, David ; FUSSELL, Chris. Team of teams: new rules of engagement for a complex world. New York, 2015.

MIRANDA, A. L. N., MOREIRA, J. S., NOGUEIRA, A. S., PINTO, G. H. S.). Escala de Avaliação de Competências Transversais do Oficial do Exército Brasileiro (EACT-O). In Pinto, G. H. S. (Org.). Instrumentos de Medida em Contexto Militar. Rio de Janeiro, RJ: Publit, 2018.

NOGUEIRA, A. S. Investigação da associação entre lócus de controle, autoestima e avaliação atitudinal do cadete da AMAN. 71p. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – RJ, 2018.

NOGUEIRA, A. S., RIBAS JÚNIOR, Rodolfo. Adaptação de uma escala para mensuração da autoestima em cadetes da AMAN. In Pinto, G. H. S. (Org.). Instrumentos de Medida em Contexto Militar. Rio de Janeiro, RJ: Publit. 2018.

PINTO, H. G. S.; NOGUEIRA, A. S.; Souza, M. A. Liderança e bem-estar: teoria e prática em contextos militares, educacionais e organizacionais. Organização de George Hamilton S. Pinto, Atílio Sozzi Nogueira, Marcos Aguiar de Souza. Curitiba: Brazil Publishing, 2021. DOI: https://doi.org/10.31012/978-65-5861-717-4

ROSINHA, A. J. P. E. Conhecimento tácito em contexto militar: incursões na promoção do desenvolvimento de competências de comando. 387p. Tese (Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações) – Lisboa, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/967. Acesso em: Set. 2021.

ROSINHA, A. J. P. E.; MATIAS, L. J. S.; SOUZA, M. A. Leadership in Extreme Conditions and Under Severe Stress: Case Study Analysis . In: Michael Holenweger; Michael Karl Jager & Franz Kernic (eds.). Leadership in Extreme Situations. Switzerland : Springer (p. 93-112), 2017. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-55059-6_6

ROSINHA, A. J. P. E.; DUARTE, M. E. Do conhecimento tácito aos estilos de liderança: implicações na eficiência, na satisfação e no esforço adicional. Revista de Psicologia Militar, n.19, p. 61-87, 2010.

SILVA, Flávio Ferreira da. Competência moral e Cidadania Organizacional: estudo com militares em formação. 115p. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – RJ, 2016.

SILVA, Flávio Ferreira da; SOUZA, Marcos Aguiar de; PESSÔA, Marcelo Américo Vieira. O ethos militar, a liderança e a formação do oficial combatente. In: Liderança e bem-estar: teoria e prática em contextos militares, educacionais e organizacionais /organização de George Hamilton S. Pinto, Atílio Sozzi Nogueira, Marcos Aguiar de Souza – Curitiba: Brazil Publishing, 2021.

SILVA, Roberto R. L.; FORMIGA, Nilton Soares Consciência metacognitiva, autoeficácia e engajamento estudantil: um estudo correlacional com estagiários do 2º/5º grupo de aviação da Força Aérea Brasileira (FAB). In: Lima, Eder Joacir de (Org.). Temáticas em Educação: Metodologias e Aprendizagens – v. 2. Formiga, MG: Ducere, 2022.

SOBRAL, F.; FURTADO, L. A liderança pós-heroica: tendências atuais e desafios para o ensino da liderança. Revista de Administração de Empresas, FGV EAESP, São Paulo, 59, 3, maio-jun,209-214, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-759020190306. Acesso em: Set. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s0034-759020190306

SOUZA; M. A., PINTO; G. H., PIRES; P. P.; NOGUEIRA, A. S. Descrição da obra, o contexto militar e utilização de instrumentos de medida para fins de pesquisa, diagnóstico, intervenção e apoio à decisão. In: Pinto, G. H. S. (Org.). Instrumentos de Medida em Contexto Militar (pp. 231– 242). Rio de Janeiro, RJ: Publit, 2018.

STRAUSS, A., CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: Técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada (2a ed.). Porto Alegre: Artmed, 2008.

SWIATKIEWICZ, O. Competências transversais, técnicas ou morais: um estudo exploratório sobre as competências dos trabalhadores que as organizações em Portugal mais valorizam. Cadernos EBAPE, 12(3), 663-687, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1679-395112337. Acesso em: Abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1679-395112337

TURANO, L. M.; CAVAZOTTE, F. Conhecimento Científico sobre Liderança: Uma Análise Bibliométrica do Acervo do The Leadership Quarterly. RAC, Rio de Janeiro, v. 20, n. 4, art. 3, pp. 434-457, Jul./Ago., 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2016140075. Acesso em: Dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2016140075

VOGEL, B.; REICHARD, R. J.; BATISTIC, S.; CERNE, M. A bibliometric review of the leadership development field: how we got here, where we are, and where we are headed. The Leadership Quarterly, 32(5), Article 101381, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.leaqua.2020.101381. Acesso em: Dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.leaqua.2020.101381

WORTMEYER, D. S. Desafios da internalização de valores no processo de socialização organizacional: um estudo da formação de oficiais do Exército. 345p. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – RJ, 2007.

WORTMEYER, D. S. O desenvolvimento de valores morais na socialização militar: entre a liberdade subjetiva e o controle institucional. 292p. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde) – Brasília, 2017. Disponível em: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/24098. Acesso em: 14 Set. 2020.

ZIMMERMAN, Barry. Self-efficacy: An essential motive to learn. Contemporary Educational Psychology, v. 25, p. 82-91, 2000. DOI: https://doi.org/10.1006/ceps.1999.1016

Publicado
2024-06-19
Como Citar
Silva, F. F. da, & Souza, M. A. de. (2024). Instrumento Psicológico de Avaliação da Liderança: estudo exploratório com cadetes da Academia Militar. Revista Agulhas Negras, 8(11), 89-109. https://doi.org/10.70545/ran.v8i11.12098
Seção
Artigos Científicos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##