Simulação Estocástica com Interação Humana em Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP)

Palavras-chave: SARP, HITL, HOTL, Cadeias de Markov

Resumo

Devido aos avanços da inteligência artificial o robô pode ter algum nível de autonomia para decidir aquilo que ele considera ideal para a missão ou objetivo que ele tem que cumprir. Dessa forma, o decisor que está contido no SARP pode, em algum momento, escolher se obedece ao operador humano ou se continua executando sua missão planejada. Esta pesquisa tem como objetivo propor um modelo de simulação estocástica que avalie a influência dos comandos do operador nos mecanismos de decisão do robô. Seguindo um percurso metodológico exploratório, de natureza aplicada e abordagem quantitativa, serão realizadas simulações com o uso da cadeia de Markov através da ferramenta PRISM, simulando agentes semiautônomos no qual a interação humana é executada sem restrições. Obviamente, neste modelo, a interação humana afeta as atividades gerais da operação do SARP. O objetivo é obter dados enquanto esta interação afeta os planos do robô para propor um modelo em que a vontade do ser humano influencie as decisões do robô nos casos em que a sobrevivência ou a missão não sejam comprometidas. Isto é importante porque as decisões humanas são lentas e podem chegar atrasadas ou truncadas devido a problemas no canal de comunicação. Considerou-se um cenário de reconhecimento aéreo por meio do SARP com certa autonomia e recebendo comandos humanos remotos. Os resultados mostram que dependendo do tipo da interação humana e da sua frequência é possível compatibilizar a interação humana sem comprometer o robô ou a missão.

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Biografia do Autor

Sr Richard Siqueira Miranda, Universidade de Brasília - UNB

Possui Graduação em Processamento de Dados na Faculdade Salesiana de Americana/SP em 1992.
Realizou o Curso de Oficial Complementar em Informática da Escola de Administração do Exército em 2000.
Foi chefe da Seção de Informática do Centro de Capacitação Física do Exército/RJ no período de 2001 a 2013, onde atuou na Infraestrutura de TI.
Atualmente é Adjunto da Assessoria de Tecnologia de Informação da Diretoria de Controle de Efetivos e Movimentações (DCEM/Exército) desde 2014 e Mestrando na Universidade de Brasília em Infraestrutura de TI (PPCA 2019).

Prof Dr Edison Ishikawa , Universidade de Brasília

Possui graduação em Engenharia de Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (1992), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília. Suas áreas de interesse são sistemas distribuídos e paralelos e suas aplicações em armazenagem, recuperação e distribuição de conteúdo multimedia, computação semântica, jornalismo digital, informática na educação e educação em computação.

Prof Dr Marcelo Antônio Marotta, Universidade de Brasília

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) em 2010. Mestrado pelo Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2013. Bolsa de estudos no exterior, um ano no Grupo de Pesquisa em Telecomunicações do Trinity College Dublin, Irlanda (2016). Doutorado em Ciência da Computação, Grupo de Redes de Computadores do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2019. Coordenador de P&D do Departamento CTIC da Rede Nacional de Pesquisas (RNP), Brasília, DF, Brasil (2017~2019). Professor adjunto do departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil (2019). Atualmente lida com pesquisas relacionadas a Redes de Acesso a Rádio baseadas em Conceitos de Nuvem (C-RAN), Redes de Próxima Geração, Internet do Futuro, Gerenciamento de Processos de Negócios, Rede Definida por Software, Internet das Coisas, Rádio Definido por Software e Rádio Cognitivo.

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Publicado
2022-03-14
Como Citar
MIRANDA, R. S., Ishikawa, E., & Marotta, M. A. (2022). Simulação Estocástica com Interação Humana em Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP). Revista Agulhas Negras, 6(7), 39-56. https://doi.org/10.70545/ran.v6i7.8070
Seção
Artigos Científicos