Sobre a Revista

A Revista Científica Fundação Osorio (ISSN 2526-4818) é uma publicação eletrônica dirigida pelo corpo docente da Fundação Osorio (Instituição Federal de Ensino vinculada ao Ministério da Defesa), tendo por objetivos divulgar e promover a produção acadêmica de atividades de pesquisa, ensino e extensão. Contempla um contexto de abordagem transdisciplinar e interdisciplinar publicando artigos das diversas áreas do conhecimento e de disciplinas relacionadas com a educação básica e profissional, submetidos por doutores, mestres e alunos de cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu de instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior. A revista também aceita trabalhos feitos por alunos de ensino técnico e de graduação, desde que orientados por um professor ou pesquisador. Possui periodicidade anual. A RCFO possui as seguintes seções:

Editorial: compreende textos na forma de editorial, elaborados pela editoria da RCFO.

Artigos:  os artigos publicados são originais, uma contribuição de caráter acadêmico e/ou técnico-científico destinada a divulgar resultados de pesquisa científica, de natureza empírica, experimental ou conceitual. Podem ainda serem oriundos de uma reflexão circunstanciada, que visa aprofundar a discussão ou apresentar uma nova contribuição/abordagem a respeito de tema relevante.

Relatos de pesquisas e experiências: engloba textos apresentando estudo avaliativo ou notas prévias de pesquisa contendo dados inéditos, originais e relevantes. Também engloba textos de estudos em que se descreve uma situação da prática (ensino, assistência, pesquisa ou gestão escolar), as estratégias de intervenção e a avaliação de sua eficácia, de interesse para a atuação profissional.

Resenhas: As resenhas são críticas de obras, publicadas nos últimos dois anos a contar da edição da chamada para publicação.

Espaço do aluno do ensino médio, técnico e de graduação: seção destinada à divulgação de artigos resultantes de estudos desenvolvidos por alunos de graduação e do ensino médio e técnico sob a orientação de um professor. 

Resumos de monografias, dissertações e teses: engloba textos resumidos (de 3 a 6 páginas) sobre monografias, dissertações ou teses recentemente defendidas nas áreas de interesse da revista. 

Notas Técnicas: nesta seção são publicados estudos de caso e notas técnicas que apresentem informação original e de interesse geral.

Artigos de autores convidados: artigos de autores convidados pelos editores podem ser publicados nas seções da RCFO ou em seção especial.

 

A RCFO está indexada nas seguinte bases: ROAD-ISSN, Google Scholar, SEER-Ibict, Diadorim, Latindex, Sumários, Livre e ResearchBib.