Projeto FAETEC Imbariê: Educando para a Captação de Doadores de Sangue na Escola

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marco Vieira

Resumo

Trata-se de um projeto de abordagem qualitativa que utilizou o Estudo de Caso como método de pesquisa, seguindo a
sistematização dos passos propostos por Ludke e André. Teve como objetivos conhecer a influência do Projeto Faetec
Imbariê como estratégia de captação de doadores de sangue para o Hemorio do Estado do Rio de Janeiro e
compreender a sensibilização do aluno doador de sangue. Teve como suporte teórico a Política Nacional de Sangue e
Hemoderivados, a educação libertadora de Paulo Freire. Buscou-se compreender e analisar a contribuição ou
influência do Projeto na decisão para a doação de sangue de doadores, alunos envolvidos com o projeto. Para este
Estudo de Caso foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e a entrevista
individual. Para a operacionalização da análise dos dados coletados, foi utilizado um questionário. O período deste
estudo se deu durante o primeiro semestre de 2016 até o primeiro trimestre de 2017. Os resultados desta pesquisa
proporcionará a produção de conhecimento traduzida em três capítulos. O primeiro é uma revisão bibliográfica da
literatura que teve como objetivo conhecer as estratégias de captação de doadores de sangue utilizadas pelos serviços
de hemoterapia e identificar o perfil das publicações. O levantamento bibliográfico abrangerá as publicações
nacionais. O segundo conhecer a influência do Projeto Faetec Imbariê como estratégia de captação de doadores de
sangue. Através de dados coletados em documentos sobre a Política Nacional do Sangue e Hemoderivados. O
terceiro compreender a sensibilização sobre o Projeto Faetec do aluno doador de sangue.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Vieira, M. (2019). Projeto FAETEC Imbariê: Educando para a Captação de Doadores de Sangue na Escola. REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO, 1(1), 69-84. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/2377
Seção
Artigos