“Disciplina Informática” na Educação Fundamental a Partir de Seus Professores

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Carla Machado Couto
Jaciara de Sá Carvalho

Resumo

Diversas escolas de Ensino Fundamental do país vêm oferecendo em seus currículos uma “disciplina” chamada “informática”, sugerindo a existência de conteúdos específicos como as demais. Em parte dessas escolas, professores de informática são responsáveis pela “disciplina” que, entretanto, não encontraria fundamentação consistente em orientações curriculares, mais voltadas a destacar a importância do uso de tecnologias pelos estudantes nas escolas. Diante desse cenário, este artigo apresenta uma pesquisa exploratória sobre o caráter dessa “disciplina” oferecida na Educação Fundamental junto a escolas particulares no município do Rio de Janeiro (RJ). Mais especificamente, a investigação contemplou a análise de entrevistas com professores da disciplina sobre suas práticas, recorrendo à literatura da área de educação e tecnologia, como Selwyn, tecnologia e currículo. A análise da amostra aponta que “disciplina” se configura como um momento da organização curricular para o desenvolvimento de objetivos delineados em outras disciplinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Couto, C. M., & de Sá Carvalho, J. (2022). “Disciplina Informática” na Educação Fundamental a Partir de Seus Professores . REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO, 7(1), 41-61. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/11176
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Carla Machado Couto, Fundação Osorio

Professora da Fundacao Osorio. Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá

Jaciara de Sá Carvalho, Universidade Estácio de Sá

Professora e coordenadora adjunta no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA. É doutora e mestre em Educação pela USP, especialista em Gestão de Processos de Comunicação/ Educomunicação (ECA/USP), bacharel em Comunicação (PUC-SP), com diploma, ainda, em Magistério (nível técnico)