As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Rede Pública Estadual de Educação em Boa Vista-RR em Tempos de Pandemia

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Angelo Augusto Coelho Freire
Sonia Regina Mendes dos Santos
Mário Eduardo Coutinho de Oliveira

Resumo

A pandemia da COVID-19 fez com que instituições de ensino do mundo inteiro, para dar continuidade ao ano letivo, adotassem a modalidade de ensino remoto emergencial. Nesse contexto, professores foram requisitados a diariamente reorganizar suas atividades pedagógicas. O período foi desafiador e promissor, no contexto educacional, para a ampliação do uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo traz uma discussão acerca da atuação dos professores e coordenadores do ensino fundamental das séries finais na cidade de Boa Vista - RR e o uso das tecnologias. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar os desdobramentos frente o Plano de Implementação de Atividades não presenciais na incorporação das tecnologias digitais da informação e comunicação na prática pedagógica das aulas remotas nas escolas da rede pública de Boa Vista - RR no contexto da pandemia do COVID-19. O trabalho teve como aporte teórico Kenski (2019), Oliveira (2021), Almeida (2020), Mayer (2020), Lacerda (2020) e Julião (2020) que sustentam conceitos, definições, que envolvem a educação, tecnologia e formação de professores. A pesquisa de natureza qualitativa do tipo exploratório foi desenvolvida a partir de uma revisão de literatura. Logo após, realizou-se um levantamento dos documentos oficiais destinados a orientarem os gestores e docentes no período pandêmico. A coleta de dados se deu com o uso de questionários destinados a 12 (doze) professores respondentes e entrevistas com 4 (quatro) coordenadores pedagógicos da rede estadual de Roraima. Como procedimento para a análise, empregamos a análise de conteúdo de modo a identificar os aspectos explorados nos estudos, seus referenciais teóricos e conclusões, sendo estabelecida uma categorização de modo a agrupá-los quanto aos seus objetos e abordagens. Os
resultados obtidos revelaram uma série de desafios e oportunidades relacionados à adoção das tecnologias digitais no ensino remoto. Verificou-se que a pandemia impôs uma rápida transição para o ambiente virtual, exigindo dos professores e gestores educacionais uma adaptação ágil e significativa. Nesse contexto, as tecnologias digitais mostraram-se ferramentas essenciais para garantir a continuidade das atividades pedagógicas, oferecendo suporte e possibilidades para a interação entre docentes e estudantes. No entanto, as escolas da rede pública de Boa Vista devido a sua frágil condição de infraestrutura associadas a pouca existência de dispositivos moveis, computadores e internet da população, utilizou-se também em parte do tempo de material impresso como forma de manter o processo de ensino. Entre os principais desafios identificados, destacam-se a falta de familiaridade e domínio das ferramentas digitais por parte dos professores, bem como a necessidade de adaptação das práticas pedagógicas ao ambiente virtual.

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Como Citar
Coelho Freire, A. A., Mendes dos Santos, S. R., & Coutinho de Oliveira, M. E. (2023). As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Rede Pública Estadual de Educação em Boa Vista-RR em Tempos de Pandemia. REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO, 8(1), 16-31. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/12201
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Angelo Augusto Coelho Freire, Programa de Pós-Graduação em Educação (UNESA)

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2003), Especialização em Educação de Jovens e Adultos (UFRR-2007), Especialização em Gestão Pública Escolar (IFRR-2012), Mestrado em Ensino de Ciências (UERR-2015); Doutorando em Educação (2019) Universidade Estácio da Sá- RJ Linha de Pesquisa: Tecnologias da Informação e Comunicação e Práticas Educativas . Atualmente é Professor da Rede Pública de Ensino (Secretaria de Estado e Educação e Desporto de Roraima-SEED/RR), com o Cargo de Gestor Escolar. Tem experiência na área de Gestão Escolar; Tecnologias da Informação e Comunicação atuando principalmente nos seguintes áreas: Educação à Distância, Didática e Prática de Ensino, Estagio Curricular em Licenciaturas, Legislação Educacional, Currículo e Ensino, Gestão de Processos Educacionais, Educação Profissional e Tecnológica, Educação e Mídias Digitais, Avaliação Institucional. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6592252846730285

Sonia Regina Mendes dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Educação (UNESA)

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estácio de Sá- UNESA, integrando a linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação nos Processos Educacionais ( 2018 a 2020 / 2021 -2022). É líder do grupo de pesquisa Didática, tecnologias e formação docente, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), tendo realizado Pós-Doutorado em Educação na USP(2011). É Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1985). Atuou como professora do ensino fundamental de 1977até 1994. É professora associada aposentada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Educação da Baixada Fluminense/ Cursos de Licenciatura em Pedagogia e Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação das Periferias Urbanas ( de 1995-2017). Atuou como Pró-reitora Comunitária e de Extensão na Universidade Unigranrio ( 2004-2018). Compõe o quadro de avaliadores dos cursos de graduação junto ao INEP. Sua pesquisa na área educacional envolve os seguintes temas: tecnologias educacionais e didática, formação de professores, e extensão universitária, tendo publicações nestas áreas. É membro do Fórum de Extensão Universitária das IES particulares ( FOREXP) tendo atuado como presidente de 2016-2020, e reconduzida a presidência em agosto de 2022. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6858518428711558 

Mário Eduardo Coutinho de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Educação (UNESA)

Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2021). Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Fisica pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1988). Pós graduado em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RIO) no ano de 1995. Pós graduado em Redes de Computadores e Internet pela Universidade Veiga de Almeida no ano de 1999. Pós graduado em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RIO) no ano de 2001. Atualmente é professor EBTT e coordenador da matéria de informática da Fundação Osório. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/2757191915693984