A Inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação na Aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos

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Carlos Thiago Cruz da Silva
Greice Mara Monteiro da Silva
Sonia Regina Mendes dos Santos

Resumo

A inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é uma realidade desafiadora nas instituições educacionais públicas.  Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) essa inserção torna-se mais difícil por se tratar de uma modalidade que atende a um público que não teve a oportunidade de acesso à educação na idade certa e que na sua grande maioria estão associados as questões de desigualdades sociais e econômicas. Dessa forma, este artigo tem por objetivo realizar uma revisão de literatura com vistas a elucidar como tem sido realizada a inserção da TIC na aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos. A metodologia adotada seguiu as etapas de uma revisão sistemática de literatura. Após a realização da pesquisa na base de dados da plataforma “Google Acadêmico”, chegou-se a um total de dez artigos que atenderam os critérios estabelecidos. Os resultados da revisão da literatura apontam para algumas vertentes, dentre elas ganham destaque: as TIC são utilizadas na maioria dos estudos, no entanto sem apresentar uma aprendizagem significativa e a ausência de políticas públicas para formações e aquisição de equipamentos promovem o distanciamento da EJA na promoção de uma educação de qualidade, garantindo uma equidade na aprendizagem.

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Como Citar
Cruz da Silva, C. T., Monteiro da Silva, G. M., & Mendes dos Santos, S. R. (2023). A Inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação na Aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos. REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO, 8(1), 58-74. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/12231
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Carlos Thiago Cruz da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação na área de concentração da Linha de Pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Mestre em Novas Tecnologias na Educação pelo Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA). Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade Metropolitana (FAMEESP). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Artes pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Especialista em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase nas Deficiências pela Faculdade Futura. Especialista em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Graduado em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduado em Filosofia pelo Centro de Ensino Superior do Brasil (ICSH). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário FAVENI (FAVENI). Professor da Educação Básica de São Gonçalo e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Assistente de Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Sua pesquisa na área educacional envolve temas como: tecnologias educacionais; Educação de Jovens e Adultos; Língua Portuguesa; didática; formação de professores e ensino, com publicações em tais áreas. 

Greice Mara Monteiro da Silva, Universidade Estácio de Sá

Possui graduação em PEDAGOGIA - FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN (2004) e Pós-graduação - lato sensu em Gestão Educacional - UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO (2005) e Alfabetização e Letramento - UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES (2019) e Mestrado Profissional em Avaliação - FACULDADE CESGRANRIO (2019), doutoranda em Educação do PPGE - UNESA e professora da ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA LUCIA MARIA SILVEIRA ROCHA, atualmente como secretária da Unidade Escolar. Extraído de: http://lattes.cnpq.br/0310695032211261

Sonia Regina Mendes dos Santos, Universidade Estácio de Sá

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estácio de Sá- UNESA, integrando a linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação nos Processos Educacionais ( 2018 a 2020 / 2021 -2022). É líder do grupo de pesquisa Didática, tecnologias e formação docente, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), tendo realizado Pós-Doutorado em Educação na USP(2011). É Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1985). De 1977 até 1994 foi professora ds séries iniciais no Municipio do Rio de Janeiro, atuando como orientadora educacional, compondo equipes responsáveis pela formação docente na área de Alfabetização e Letramento. É professora associada aposentada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, em que foi docentes das disciplinas de Didática e Estágio docente no Curso de Licenciatura em Pedagogia e no Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação das Periferias Urbanas ( de 1995-2017). Ocupou o cargo de Pró-reitora Comunitária e de Extensão na Universidade Unigranrio ( 2004-2018). Compõe o quadro de avaliadores dos cursos de graduação em Psicologia e Pedagogia junto ao INEP. Sua pesquisa na área educacional envolve os seguintes temas: tecnologias educacionais e didática, formação de professores, e extensão universitária, tendo publicações nestas áreas. É membro do Fórum de Extensão Universitária das IES particulares (FOREXP) tendo atuado como presidente de 2016-2020, e reconduzida a presidência em agosto de 2022. Extraído de:  http://lattes.cnpq.br/6858518428711558