A Biossegurança como Assunto Nosso: O Olhar para a Temática no Contexto Escolar

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Felipe de Queiroz Chaves
Maria de Fátima Alves de Oliveira

Resumo

A Biossegurança é uma área voltada para prevenção, minimização e eliminação de riscos à saúde e tornou-se uma questão enfatizada socialmente, em função da pandemia da Covid-19. O objetivo principal deste estudo foi analisar abordagens específicas sobre Biossegurança no período de 2017 a 2023, nas bases de dados: Google Acadêmico, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Scielo. Interessou-nos verificar como a temática Biossegurança atravessa a escola e os processos de interação extra-escolares. Utilizamos como descritores: Biossegurança, Estratégias de Ensino, Ensino das Ciências e Biossegurança, Biossegurança e espaços escolares e Ensino da Biossegurança. Foram analisadas produções acadêmicas relacionando a temática da Biossegurança com o contexto escolar. No entanto, o que se encontra na literatura analisada de 2017 a 2023 são trabalhos direcionados, majoritariamente, para cenários laboratoriais, dando pouca ênfase à abordagem nos ambientes escolares. A metodologia do trabalho consistiu em uma revisão sistemática dessas produções através de busca em plataformas de trabalhos acadêmicos. Os achados dessa revisão destacaram a necessidade de que mais pesquisadores canalizem e ampliem a discussão da Biossegurança para os ambientes escolares, sobretudo após o cenário pandêmico da Covid-19, onde o assunto ganhou considerável divulgação.

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Como Citar
Chaves, F. de Q., & Alves de Oliveira, M. de F. (2023). A Biossegurança como Assunto Nosso: O Olhar para a Temática no Contexto Escolar. REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO, 8(1), 100-121. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/12235
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Felipe de Queiroz Chaves, Fundação Oswaldo Cruz

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2012), curso Técnico em Biodiagnóstico, Histologia e Microscopia pela Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba(2009), especialização em Ensino de Biologia e Gestão de Saúde Pública e Meio Ambiente pela Universidade Candido Mendes e Mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é técnico de laboratório/biossegurança da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Biologia Geral. 

Maria de Fátima Alves de Oliveira, Fundação Oswaldo Cruz

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFRJ (1977), bióloga (modalidade Genética) pela UFRJ (1978), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996) e Doutorado em Ensino de Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (2008). Professora de Ciências da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (1985-2003;1986-2013) - Aposentada nas duas matrículas.. Docente permanente, atuando como colaborador, voluntária, no Programa em Ensino em Biociências e Saúde (lato e stricto sensu - IOC/Fiocruz- CAPES 7,0) no Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental - LAPSA. Atuou como Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UNIFOA/RJ, 2010-2018). Atuou como Docente do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (RJ) durante 4 décadas (1978-2018). Com experiência na área de Educação, Ensino de Ciências, Meio Ambiente e Biologia, trabalhando com os seguintes temas: Educação/Avaliação, Prevenção/Saúde e Ensino de Nutrição, Meio Ambiente e Saúde, Recursos didáticos, Formação de Professores e Metodologias Ativas.Linhas de pesquisa: Ensino-aprendizagem em Biociências e Saúde (Mestrado Acadêmico e Doutorado) e Elaboração e Avaliação de Recursos Educativos para o Ensino (Mestrado Acadêmico e Profissional).Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/3047876834714077ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1906-5643