Entrelaçando Saberes entre História e Ciências: O Relato de uma Experiência no Ensino Fundamental

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ana Paula Franchi Franchi
Érica Cavalcanti de Albuquerque Dell Asem

Resumo

Percebe-se que o mundo real não está dividido em compartimentos estanques, assim trazer para o cotidiano escolar discussões que trabalhem os conteúdos de maneira conectada entre as disciplinas pode propiciar maior envolvimento dos estudantes. Esse artigo apresenta o relato de um projeto transdisciplinar entre as disciplinas de História e Ciências proposto a alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública federal no município do Rio de Janeiro. O objetivo central do projeto foi trazer à reflexão sobre os processos e procedimentos da investigação científica contextualizando com uma prática advinda do Egito Antigo (a mumificação). Após todas as etapas desenvolvidas, percebeu-se uma relação entre essa vivência e algumas respostas dos alunos na prova bimestral. Esse tipo de projeto enriquece as aulas, porém demanda grande investimento da equipe envolvida, sendo imprescindível que a instituição proporcione maior tempo de planejamento, estímulo à formação continuada dos professores e investimento em infraestrutura. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Franchi, A. P. F., & Dell Asem, Érica C. de A. (2023). Entrelaçando Saberes entre História e Ciências: O Relato de uma Experiência no Ensino Fundamental. REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO, 8(1), 122-138. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/12236
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ana Paula Franchi Franchi, Fundação Osorio

Professora da Fundação Osório/RJ. Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), Mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (2009) e Doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás (2015). Experiência como docente a área de História, Filosofia, Sociologia, Ensino Religioso e Geografia no ensino básico, superior e pós-graduação. Pesquisadora com ênfase na área de História Antiga, atuando principalmente no seguinte tema: Poder e legitimação / Império Romano.

Érica Cavalcanti de Albuquerque Dell Asem, Fundação Osorio

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Concluiu o programa de mestrado em ensino de Ciências - modalidade Biologia - pelo Programa Interunidades da Universidade de São Paulo (USP) tendo defendido sua tese em 2010. Atualmente cursa o Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Ensino de Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Desde 2014, leciona Ciências e Biologia na escola pública federal Fundação Osorio (Rio de Janeiro, RJ)