Relato de experiência: ensino online com crianças do 1º segmento do ensino fundamental da Fundação Osorio

  • Lais Rafaella Martins Serra Silva Fundação Osorio
Palavras-chave: engajamento, ensino online, metodologias

Resumo

A pandemia ocasionada pela COVID-19 trouxe uma nova realidade à sociedade de modo geral. Nas escolas, houve a necessidade de redefinição da modalidade educacional, que passou a ser totalmente online. Diante desse novo cenário, a Fundação Osorio redefiniu o seu modelo de ensino para atender a essa nova demanda, adquirindo recursos e tecnologias que suportassem essa nova modalidade. Os professores, por sua vez, encontraram-se diante de um novo desafio: promover o ensino e aprendizagem mediado por ferramentas digitais e estimular o engajamento dos alunos na construção do conhecimento. Diante disso, esse relato de experiência objetivou identificar quais foram as metodologias adotadas pelas professoras do 1º segmento do ensino fundamental da Fundação Osorio na promoção do engajamento e do aprendizado dos alunos. Para isso, foi aplicado um questionário online contendo cinco questões abertas por meio das quais foi possível identificar não apenas as metodologias adotadas, mas as dificuldades e soluções encontradas. Concluiu-se, portanto, que é possível por meio de diferentes metodologias, recursos, ferramentas e apoio familiar promover o maior engajamento dos alunos no ensino online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lais Rafaella Martins Serra Silva, Fundação Osorio

2º Tenente Pedagogo do Exército Brasileiro, professora do 1º segmento do ensino fundamental da
Fundação Osorio, mestre em Educação e Tecnologias Digitais pelo Instituto de Educação da
Universidade de Lisboa, Portugal.

Publicado
2021-12-15
Como Citar
Martins Serra Silva, L. R. (2021). Relato de experiência: ensino online com crianças do 1º segmento do ensino fundamental da Fundação Osorio. Revista Científica Fundação Osorio (ISSN:2526-4818), 6(1), 22-37. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/8914