A medicina operacional e a ação contra minas ensaio teórico e a experiência na República da Colômbia

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rogério Santos Silva
https://orcid.org/0000-0003-0937-2647

Resumo

A desminagem humanitária é uma das atividades das missões de paz e de assistência militar que envolvem, mesmo com as precauções, riscos na sua execução. Desde o aprimoramento durante a Guerra da Secessão, nos Estados Unidos, as minas terrestres fizeram parte de quase todos os conflitos. A vida útil de uma mina antipessoal pode chegar a 30 anos, o que representa uma ameaça de longa duração e com o conflito em curso, torna-se quase impossível identificar todas as zonas minadas. A medicina operacional é a assistência médica integrada e abrangente, a consulta e a administração de informações médicas em operações táticas, que contribuem para a segurança e o sucesso de uma missão primariamente militar. Este estudo mostra a necessidade de ampliar os conhecimentos das lesões provocadas por explosivos, sobretudo, para os integrantes das missões de desminagem humanitária, diminuindo a mortalidade e a perda de membros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SILVA, R. S. A medicina operacional e a ação contra minas: ensaio teórico e a experiência na República da Colômbia. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 17, n. 59, p. 363-381, 14 jun. 2023.
Seção
Artigos Científicos
Biografia do Autor

Rogério Santos Silva, Exército Brasileiro, Comando da 12ª Região Militar. Manaus, AM, Brasil.

Médico, formado pela Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná, em 1992, Cirurgião Vascular, Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirugia Vascular; Membro da Society Vascular Surgery (USA); Mestrado em Princípios da Cirurgia (IPEM/HUEC).