Uma análise do recrutamento e formação de reservistas na RMR (Região Metropolitana do Recife) e sua importância para a Mobilização Nacional.

Autores

  • Gregor G. A. A. de Rooy Escola de Comando e Estado-Maior do Exército - ECEME, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Alexandre dos Santos Gallera Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22491/cmm.a011

Palavras-chave:

Mobilização, Exército, Serviço Militar, Análise

Resumo

Este estudo analisa como a Sétima Região Militar (7ª RM), subordinada ao Comando Militar do Nordeste (CMNE), gere o recrutamento e a formação de reservistas do Exército Brasileiro na Região Metropolitana do Recife (RMR). Assim, compreendemos sua importância para a Mobilização Nacional frente a uma hipotética necessidade de ampliação das capacidades do Exército na região amazônica através de sua expansão numérica e de seu envio de efetivo. Para esse fim, apontam-se as recentes instabilidades globais e regionais; e analisa-se a importância geopolítica da região Nordeste do Brasil. Em seguida, foi explorada a visão de pensadores que lidam com o tema, as leis federais e os documentos produzidos pelo Ministério da Defesa e pelo Exército Brasileiro que tratam da mobilização e do recrutamento. A partir desse exercício, concatenou-se sobre a importância do funcionamento do Serviço Militar Obrigatório (SMO) em tempos de paz, e do papel da 7ª RM no recrutamento e na formação de reservistas na RMR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-07-23

Como Citar

DE ROOY, Gregor G. A. A.; GALLERA, Alexandre dos Santos. Uma análise do recrutamento e formação de reservistas na RMR (Região Metropolitana do Recife) e sua importância para a Mobilização Nacional. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, [S. l.], v. 13, n. 47, p. 201–220, 2019. DOI: 10.22491/cmm.a011. Disponível em: https://ebrevistas.eb.mil.br/RMM/article/view/1892. Acesso em: 12 fev. 2026.