A criação do conhecimento nas Forças Armadas
uma análise dos sistemas de lições aprendidas à luz do modelo SECI
DOI:
https://doi.org/10.52781/cmm.a073Palavras-chave:
Gestão do conhecimento, criação do conhecimento, sistemas de lições aprendidas, revisão de literatura, doutrina militarResumo
Os Sistemas de Lições Aprendidas são importantes ferramentas de inovação da doutrina militar. Esta pesquisa teve por objetivo fazer uma comparação entre o modelo teórico de criação do conhecimento conhecido como ciclo SECI – Socialização, Explicitação, Combinação e Internalização – e a forma como operam esses sistemas. Por meio de uma revisão de literatura, foram analisados os modelos da OTAN e do Exército Brasileiro, e comparados com o ciclo SECI, a fim de observar as semelhanças entre eles. Com isso, foi possível perceber uma proximidade entre os modelos teórico e práticos, permitindo, com isso, a utilização deste arcabouço com elemento de análise para os sistemas de lições aprendidas. Dessa forma, este trabalho pretende contribuir para o avanço dos estudos de gestão do conhecimento dentro das Forças Armadas, possibilitando a aplicação de modelos consagrados na literatura onde se observam semelhanças e procurando aperfeiçoar essas teorias para melhor atender às particularidades dos ambientes militares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Coleção Meira Mattos (CMM) está licenciada:
A partir de 2019 sob as condições do Creative Commons (CC BY 4.0)
Até 2018 sob as condições do Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
As licenças estão informadas na página de acesso do artigo e detalhadas na página Direitos Autorias desta publicação.
Copyright: O autores são os detentores do Copyright, sem restrições, de seus artigos.
Aviso
Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.