Como a política e a estratégia de segurança nacional podem lidar com a insegurança da alocação e utilização de recursos ambientais na Nigéria

Autores

  • Al-Amin Ado Ibrahim Nigeria Army. Abuja, Nigeria.

DOI:

https://doi.org/10.52781/cmm.e023

Palavras-chave:

Conflitos, Meio Ambiente, Recursos, Política, Estudo de Caso

Resumo

O nível de insegurança na Nigéria aumentou constantemente durante a última década, com muitos dos conflitos relacionados à alocação, utilização e gestão de recursos ambientais. Problemas como o encolhimento do Lago Chade e sua degradação resultante da subsistência econômica, se uniram com o recrutamento de pessoas empobrecidas por grupos extremistas religiosos para criar a crise do Boko Haram no Nordeste da Nigéria. Essas crises passaram a envolver o uso de armas e se transformaram em violência interétnica generalizada, sequestros e crime organizado. Observando o aumento desses conflitos ambientais, esta pesquisa busca investigar como as políticas/estratégias de segurança nacional podem abordar a alocação, utilização e gestão de recursos, com o objetivo de prevenir tais conflitos na Nigéria. O artigo adotará uma abordagem de estudo de caso comparando a situação nigeriana com a do Brasil, que é semelhante à Nigéria em desigualdade de renda, disparidade demográfica, dotação de recursos e conflitos decorrentes desses fatores. O documento concluirá que a atual Política e Estratégia de Segurança Nacional da Nigéria deve colocar disposições específicas que melhorem a alocação, utilização e gestão de recursos ambientais, como é feito no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-09-07

Como Citar

ADO IBRAHIM, Al-Amin. Como a política e a estratégia de segurança nacional podem lidar com a insegurança da alocação e utilização de recursos ambientais na Nigéria. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, [S. l.], v. 16, n. especial, p. 49–65, 2022. DOI: 10.52781/cmm.e023. Disponível em: https://ebrevistas.eb.mil.br/RMM/article/view/8664. Acesso em: 12 fev. 2026.