Processo Editorial

Processo Editorial

  1. Etapa de avaliação
  2. Etapa de publicação
  3. Prazos do processo editorial
  4. Taxa de aceitação de submissões

 

O processo editorial da RAN é composto por duas etapas independentes: avaliação e publicação, descritas a seguir.

 

  1. ETAPA DE AVALIAÇÃO

A etapa de avaliação dos trabalhos enviados à RAN é composta por três procedimentos que visam garantir a qualidade científica dos conteúdos publicados:

I. Avaliação preliminar (Desk Review), realizada pelos Editores e, se necessário, pelo Conselho Editorial;

II. Avaliação duplo-cega, realizada por pares - doutores na área temática do trabalho (avaliadores/pareceristas);

III. Decisão final por parte dos Editores.

Apesar da diversidade de enfoques disciplinares dos trabalhos submetidos à RAN, todos seguem o mesmo processo de publicação, e os avaliadores seguem as mesmas condições e parâmetros para realizar sua avaliação.

a) Avaliação preliminar (Desk Review)

Todos os manuscritos submetidos à RAN passam por uma avaliação inicial dos Editores e, se necessário, do Conselho Editorial. Nessa etapa, são analisados o tema dos textos, sua adesão ao foco e ao escopo da Revista, sua extensão, o formato de citação conforme o sistema ABNT e o cumprimento de todas as diretrizes para autores da RAN.

Também é verificada a autenticidade do trabalho por meio do serviço Similarity Check, desenvolvido por iThenticate (Crossref), para prevenir plágio, autoplágio ou publicação duplicada.

A RAN não aceita manuscritos já publicados ou que estejam em processo de publicação ou avaliação em outros periódicos, ou em qualquer outro meio impresso ou eletrônico. Nem tampouco capítulos de Teses ou Dissertações escritos ipsis litteris. Também não permite o uso de dados previamente publicados, a menos que se realizem novas análises com técnicas diferentes, outros pontos de vista ou combinação com novos dados.

Os manuscritos aprovados na primeira etapa são enviados a, no mínimo, dois avaliadores. Estes podem ser membros da Comissão Editorial permanente (nacionais ou internacionais) ou avaliadores ad hoc, independentes.

Caso o manuscrito não atenda às normas para autores ou à política editorial da RAN, ele será devolvido ao autor com a justificativa da rejeição.

b) Avaliação por pares (avaliadores/pareceristas)

A revisão dos trabalhos pelos pares é do tipo duplo-cega e é gerenciada por meio da plataforma OJS da RAN. Os avaliadores analisam, no mínimo, os aspectos a seguir:

- Título, Resumo e Palavras-chave;

- Introdução/contexto;

- Clareza na apresentação do objetivo central do trabalho;

- Revisão da literatura atual e/ou pertinente;

- Metodologia pertinente;

- Resultados e/ou análises pertinentes à temática;

- Conclusões;

- Citação e Referências - ABNT;

- Clareza e estilo de escrita;

- Observação aos critérios éticos;

- Originalidade e contribuição ao conhecimento;

- Relevância para a área das Ciências Militares/da Defesa.  

Após a observância a estes e outros aspectos, os avaliadores fornecem um parecer final e recomendações no formulário de avaliação.

A RAN conta com, no mínimo, 90% de avaliadores externos (nacionais e estrangeiros) sem vínculo com a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) ou a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) em sua Comissão Editorial permanente.

A grande maioria dos trabalhos são enviados a avaliadores ad hoc, sem qualquer vínculo com a AMAN ou EsPCEx.

Ao final de cada volume, a RAN publica uma página de agradecimento aos avaliadores ad hoc que participaram da revisão, como reconhecimento justo à sua importante e voluntária contribuição para a melhoria contínua da qualidade dos conteúdos publicados.

c) Decisão final dos Editores

Os Editores da RAN são responsáveis por consolidar os pareceres dos avaliadores para tomar a decisão final sobre os manuscritos. Em caso de divergência entre os pareceres, o manuscrito será enviado a um terceiro avaliador, que dará seu parecer final sem conhecer os anteriores. É importante salientar que o parecer do terceiro avaliador não será considerado como voto minerva, pois a decisão final será tomada pelos Editores em conjunto com o Conselho Editorial.

A RAN prevê seis tipos de resultado possíveis da avaliação por pares:

i. Aceito para publicação: o trabalho atende integralmente aos requisitos acadêmicos e de estilo da RAN, sem necessidade de modificações;

ii. Ver Comentários: o trabalho atende a quase todos os requisitos da RAN e necessita de pequenas correções, sem a necessidade de nova avaliação;

iii. Correções Obrigatórias: o trabalho atende à maioria dos requisitos, mas necessita de ajustes maiores. Os comentários dos avaliadores e as mudanças necessárias são enviados aos autores para fazer os ajustes e reenviar o trabalho. Caso não haja resposta, entender-se-á que o autor desistiu da publicação. O envio será arquivado;

iv. Submeter novamente para nova avaliação: o trabalho atende a alguns requisitos, mas exige modificações substanciais e uma nova rodada de avaliação. A RAN enviará a nova versão aos mesmos avaliadores iniciais sempre que possível;

v. Submeter a outra revista: o trabalho não cumpre os requisitos e/ou foge do foco e/ou escopo da RAN, mas tem valor acadêmico. Os comentários dos avaliadores são enviados aos autores;

vi. Rejeitado: o trabalho não cumpre os requisitos acadêmicos e/ou de estilo, sendo rejeitado sem possibilidade de reenvio. Os comentários dos avaliadores são enviados aos autores.

 

  1. ETAPA DE PUBLICAÇÃO

Os trabalhos aceitos na etapa de avaliação seguem para publicação, que compreende dois procedimentos:

a) Editoração

Os Editores adequam o trabalho ao formato e ao estilo necessários para a publicação no OJS da RAN, se necessário, e verificam/corrigem todos os metadados da submissão;

b) Revisão linguística

Os trabalhos são enviados à Comissão de Revisão linguística para adequação ortográfica e gramatical - de acordo com a língua escolhida pelo autor: português, inglês ou espanhol.

A RAN se reserva o direito de revisar a qualquer momento os trabalhos, inclusive os já aprovados, quanto à sua qualidade, foco e escopo.

 

  1. PRAZOS DO PROCESSO EDITORIAL

Os prazos médios estabelecidos pela RAN para o processo editorial são:

a) Entre a recepção do manuscrito e a avaliação preliminar: 8 dias úteis

b) Entre a avaliação preliminar e o resultado dos pares: 30 dias úteis

c) Entre o resultado dos pares e a decisão final dos Editores: 10 dias úteis

d) Entre a decisão final e a publicação (caso aprovado): 5 dias úteis

Por se tratar de tarefa não remunerada, a avaliação por pares pode levar mais tempo do que o descrito acima.

Os trabalhos que concluírem as duas etapas já descritas são publicados individualmente na modalidade online first a qualquer momento, antes do fechamento do Número semestral completo. Em todos momentos, os autores poderão acompanhar o andamento do manuscrito na plataforma OJS.

 

  1. TAXA DE ACEITAÇÃO/REJEIÇÃO DE SUBMISSÕES

A taxa de rejeição de submissões da RAN está muito próxima à média mundial de rejeição em periódicos indexados, que é 70%. Em média, 72% dos trabalhos foram rejeitados para publicação. Essa média inclui os trabalhos rejeitados no Desk Review e após avaliação dos pares.