Desenvolvimento e avaliação de um aplicativo de teleconsultas médicas para o Exército Brasileiro

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marinauria Leal Pinto
Alexandre Sztajnberg

Resumo

O Exército Brasileiro está presente em todo o país e algumas unidades estão dispostas em locais afastados, onde há escassez de subespecialidades médicas para o manejo clínico. O advento da telemedicina possibilita suprir essa demanda. Neste trabalho descrevemos: o desenvolvimento, a prototipação e a avaliação de um aplicativo para a realização de teleconsultas médicas no Exército Brasileiro, com o objetivo de diminuir o número de encaminhamentos para organizações civis de saúde. O aplicativo, chamado EBSAU, foi avaliado em dois aspectos: usabilidade e qualidade. Os testes foram realizados com 60 pacientes e três médicos especialistas (pediatria, clínica médica e cirurgia geral). A avaliação de usabilidade identificou que pacientes e médicos aceitaram bem o aplicativo proposto (score SUS 82/100 pontos). A avaliação qualitativa evidenciou alto grau de satisfação de ambos os grupos, indicando impacto positivo. Os testes com o EBSAU demonstraram que sua implantação na força diminuiria os custos de encaminhamentos e auxiliaria na demanda de atendimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LEAL PINTO, M.; SZTAJNBERG, A. Desenvolvimento e avaliação de um aplicativo de teleconsultas médicas para o Exército Brasileiro. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, [S. l.], v. 19, n. 65, p. 355–382, 2025. DOI: 10.52781/cmm.a172. Disponível em: https://ebrevistas.eb.mil.br/index.php/RMM/article/view/13072. Acesso em: 13 jan. 2026.
Seção
Artigos Científicos
Biografia do Autor

Marinauria Leal Pinto, Exército Brasileiro, Policlínica Militar da Praia Vermelha Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Telessaúde e Saúde Digital Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Graduação em Medicina pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2011). Residência médica de pediatria pelo Hospital Universitário de Santa Maria (2014). Residência de alergia e imunologia pediátrica no Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (2016). Médica formada pela escola de saúde do exército brasileiro (2017). Mestrado em telemedicina e telessaude pela UERJ (2024). 

Alexandre Sztajnberg, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Informática e Ciência da Computação Programa de Pós-Graduação em Telessaúde e Saúde Digital Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Graduação em Engenharia Elétrica ênfase em Sistemas e Computação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (1990), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ (1995) e Doutorado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia – COPPE (2002).