Liderança ética e voz ética no contexto militar uma revisão de escopo

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Márcio da Silva Finamor
Nathalia Christine Santos Corrêa da Silva
Davi José de Souza da Silva

Resumo

A liderança ética está positivamente associada à eficácia do líder e ao desempenho da equipe, influenciando a forma como padrões éticos são reconhecidos e aplicados por líderes. Nesse sentido, o contexto militar representa um campo relevante para este estudo, pois exige rigor na conformidade e nas normas institucionais. No entanto, a maioria das pesquisas sobre liderança ética concentra-se em organizações civis, evidenciando uma lacuna no contexto militar. Portanto, este estudo tem como objetivo mapear e analisar as evidências teóricas e empíricas sobre a influência da liderança ética na manifestação da voz ética no contexto militar, por meio de uma revisão de escopo na base Web of Science. Foram utilizadas as diretrizes do Manual de Métodos do Joanna Briggs Institute e o protocolo PRISMA-ScR. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão pelo sistema Rayyan, 42 artigos foram selecionados a partir de 3.471 estudos identificados. A análise dos metadados foi realizada no software VOSviewer, permitindo a construção de redes de coocorrência de palavras-chave e cocitação de autores. Os resultados revelam um enfraquecimento das pesquisas sobre o tema no Brasil, especialmente no contexto militar. Conclui-se que há oportunidades para expandir o conhecimento sobre a liderança ética e aprofundar novas perspectivas em áreas emergentes, como a voz ética, reforçando a principal contribuição desta revisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FINAMOR, M. da S.; SILVA, N. C. S. C. da .; SILVA, D. J. de S. da. Liderança ética e voz ética no contexto militar: uma revisão de escopo. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, [S. l.], v. 19, n. 65, p. 307–342, 2025. DOI: 10.52781/cmm.a170. Disponível em: https://ebrevistas.eb.mil.br/index.php/RMM/article/view/13418. Acesso em: 13 jan. 2026.
Seção
Artigos Científicos
Biografia do Autor

Márcio da Silva Finamor, Universidade do Grande Rio. Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutor em Administração e Mestre em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ. Atualmente, atua como gestor da informação no Exército Brasileiro. Possui experiência nas áreas de Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento e Gestão em Unidades de Informação. Seus interesses de pesquisa incluem Ciência da Informação e Administração, com ênfase em Gestão da Informação e do Conhecimento, Gestão Estratégica da Informação, Gestão da Inovação, Estudos Humanísticos da Informação, Humanização nas Organizações, Teoria Crítica nas Organizações, Silenciamento Organizacional, Liderança e Cultura Informacional.

Nathalia Christine Santos Corrêa da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), na linha de pesquisa Políticas e Práticas em Educação, com previsão de conclusão em 2025. Mestre em Educação pela mesma Universidade (2017). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo (GEPAC/UNIRIO) e do Gabinete de Pesquisa em Desenvolvimento Curricular (FAPERJ). É especialista em Gestão dos Processos Educativos na Escola (UERJ, 2014), Docência do Ensino Superior (UCAM, 2011) e Desafios do Trabalho Cotidiano na Educação (UFRRJ, 2009). Graduou-se em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2007. Atua há quinze anos em funções ligadas à formação e gestão educacional dos profissionais de Segurança Pública. Na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), exerceu a coordenação da Divisão de Ensino do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), um dos maiores centros de formação policial da América Latina; realizou a gestão pedagógica dos Cursos de Formação de Oficiais por dez anos; e, atualmente, lidera a Seção Técnico-Pedagógica da Diretoria-Geral de Ensino e Instrução. Além dessa atuação, desenvolve atividades de assessoria voltadas à educação básica na Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (RJ). No ensino superior, é docente da Graduação em Ciências Policiais da Academia de Polícia Militar D. João VI, onde ministra disciplinas como Didática, Avaliação Educacional, Oratória e Metodologia. Possui experiência nas áreas de Currículo, Avaliação da Aprendizagem, Organização Escolar em Ciclos, Didática e Ensino Militar, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais. 

Davi José de Souza da Silva, Universidade do Grande Rio. Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil.

Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO | Afya, onde desenvolve o projeto de pesquisa "Crítica da Transformação Digital", lecionando as disciplinas de Filosofia e Epistemologia em Administração, Análise Crítica das Organizações, Tópicos Especiais em Organizações e Tópicos Especiais em Estratégia. Atua como Pró-reitor de pós-graduação e pesquisa na Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO (2021-atual). Foi Head (Líder nacional) da área das Ciências Jurídicas da YDUQS (2020-2021); Coordenador do Curso de Direito da Faculdade FACI | Wyden (2016-2020); Coordenador de Pós-Graduação da Faculdade de Castanhal (2016-2016). É Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2012-2017) com Estágio de Pesquisa no Justitia Amplificata - Advanced Centre, na Goethe Universität, Frankfurt am Main, Alemanha (2014); Mestre em Direito com ênfase em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2006-2008); Bacharel em Direito pela Universidade da Amazônia - UNAMA, com habilitação em Direito das Organizações Internacionais e Direito Internacional Privado (2001-2005). Também tem formação na área da gestão: MBA em Gestão Educacional pelo IBMEC - SP; Especialista pela PUC-PR: Saúde 4.0 - Gestão, Tecnologia e Inovação; e Master (Especialização) em Gestão Estratégica de Negócios pela Conquer Busines School.