REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES INTERMIDIÁTICAS EM HITCHCOCK BLONDE, DE TERRY JOHNSON

  • Anna Stegh Camati Centro Universitário Campos de Andrade
  • Braz Pinto-Junior Centro Universitário Campos de Andrade

Abstract

A peça Hitchcock Blonde (2003), do dramaturgo britânico Terry Johnson, se fundamenta na permutação de linguagens: o frutífero diálogo com as técnicas cinematográficas da montagem, colagem, enquadramento e cortes é parte integrante não somente da construção textual da obra, mas também de sua concretização cênica. O texto incorpora, representa e tematiza o cinema por meio de constantes alusões à filmografia de Hitchcock, principalmente Janela Indiscreta, Vertigem, Psicose e Marnie, e insere uma personagem chamada Hitch às voltas com uma loira, dublê de corpo de Janet Leigh para a cena do chuveiro em Psicose. Johnson segue a tendência do theatremovie que consiste na operacionalização dos recursos fílmicos acima mencionados, acrescidos de soundtracks, video-clips e fade overs, além do contínuo jogo de citações e clichês. As inúmeras referências intermidiais resultam em um complexo jogo de espelhos que flagra as fronteiras fluídas e reversíveis das dicotomias em revista: arte/vida, real/virtual e original/simulacro.

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Published
2023-08-18
How to Cite
Camati, A. S., & Pinto-Junior, B. (2023). REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES INTERMIDIÁTICAS EM HITCHCOCK BLONDE, DE TERRY JOHNSON. Kur’yt’yba - Revista Multidisciplinar De Educação E Ciência, 2(1), 86-107. https://doi.org/10.5281/zenodo.8231602