ELECTROMYOGRAPHIC AND POSTURAL ANALYSIS IN SCOLIOSIS DISEASE
Resumo
O estudo avaliou o Método Pilates (MP) no alinhamento postural de 22 adolescentes escolióticos por meio de eletromiografia e simetrografia. Métodos: Os participantes foram submetidos à avaliação postural e eletromiográfica dos músculos trapézio, eretores da espinha, oblíquos e retos abdominais, processados no domínio do tempo (EMGAmp) e espectral (EMGFmed). Após a avaliação, foram realizadas 24 sessões de um protocolo de MP e novamente submetidas às avaliações iniciais. Resultados: Os resultados mostraram diferenças estatisticamente significativas no alinhamento postural (40,9%) (p<0,001). No exame eletromiográfico, verificou-se, em relação à EMGAmp, diferenças comparativas entre os lados direito e esquerdo. EMGAmp diminuiu em ambos os lados da coluna com maior diminuição para o lado direito na escoliose postural direita (EPD) (p = 0,004), na escoliose torácica direita (ETD) (p <0,001), na escoliose torácica esquerda (ETE) (p <0,001) ), na escoliose toracolombar direita (ETLD) (p = 0,030) e na escoliose toracolombar dextroconvexa à esquerda (ETLEDC). Em relação ao EMGFmed, verificou-se aumento em ambos os lados da coluna em todas as classificações de escoliose investigadas, com destaque para o lado direito em EPD (p<0,001), ETD (p<0,001) e ETE (p = 0,005). Nos lados direito e esquerdo do ETLD (p = 0,002), no ETLE, lado esquerdo (p = 0,066) e lado direito do ETLEDC. Conclusão: Os achados apontam para a importância da MP como meio de tratamento conservador da escoliose, gerando aumento das ativações neuromusculares e posturais. Existem diferenças significativas nas classificações da escoliose que apresentam apenas uma curvatura.
Downloads
Copyright (c) 2022 Kur'yt'yba - Revista Multidisciplinar de Educação e Ciência
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(as) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para “Kur’yt’yba: Revista multidisciplinar de Educação e Ciência”. Em virtude de estarem publicados nesta revista de Acesso Livre, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista e para aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
Assim sendo ao submeter um manuscrito o(a) autor(es) concordam com os seguintes termos:
1. O(a/s) autor(e/as) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2. O(a/s) autor(a/es) garante(m) que não foi submetido o mesmo manuscrito em outra(s) revista(s);
3. Os textos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação, sem nunca alterar conteúdos.
5. Ao submeter o texto, o(a/a) autor(a/es) correspondente declara que todos os autores(as) estão cientes e de acordo com a submissão do manuscrito. A manifestação de desconhecimento ou desacordo com a submissão por qualquer de um dos autores resultará na interrupção da tramitação do manuscrito.