“Disciplina Informática” na Educação Fundamental a Partir de Seus Professores
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Diversas escolas de Ensino Fundamental do país vêm oferecendo em seus currículos uma “disciplina” chamada “informática”, sugerindo a existência de conteúdos específicos como as demais. Em parte dessas escolas, professores de informática são responsáveis pela “disciplina” que, entretanto, não encontraria fundamentação consistente em orientações curriculares, mais voltadas a destacar a importância do uso de tecnologias pelos estudantes nas escolas. Diante desse cenário, este artigo apresenta uma pesquisa exploratória sobre o caráter dessa “disciplina” oferecida na Educação Fundamental junto a escolas particulares no município do Rio de Janeiro (RJ). Mais especificamente, a investigação contemplou a análise de entrevistas com professores da disciplina sobre suas práticas, recorrendo à literatura da área de educação e tecnologia, como Selwyn, tecnologia e currículo. A análise da amostra aponta que “disciplina” se configura como um momento da organização curricular para o desenvolvimento de objetivos delineados em outras disciplinas.