Discussão sobre o Acompanhamento de Egressos do IFNMG – Campus Araçuaí: Uma Análise dos Cursos Integrados ao Ensino Médio

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Mônica dos Santos Silva Silva
Natália Araújo Rocha
Carlos Augusto Pereira da Silva
Ricardo Jardim Neiva
Bruna das Graças Soares

Resumo

Este estudo tem por objetivo discutir as hipóteses levantadas sobre os perfis profissional e acadêmico dos egressos dos cursos técnicos integrado ao ensino médio (IEM) do IFNMG - campus Araçuaí. A pesquisa, com base empírica e abordagem descritiva, foi realizada através de um questionário on-line, aplicado aos ex-alunos dos cursos integrados em Informática e Meio Ambiente, concluintes entre 2011 e 2018. Os resultados mostram que a maioria dos egressos dos cursos técnicos IEM, 73% (8), não têm um perfil profissional formado por não estarem inseridos no mundo do trabalho. Este percentual está intimamente relacionado àqueles que optam por continuar os estudos no nível superior, em cursos de graduação, haja vista ter o apoio das famílias, que possuem melhores condições financeiras, ou buscam bolsas de estudos, devido, também, à baixa remuneração recebida pela atuação profissional e pela visão de mundo que o IF proporciona. Este último fator foi corroborado por 91% (10) dos ex-alunos que pretendem continuar os estudos após a conclusão do curso técnico, devido aos incentivos dos professores e da instituição, de acordo com observações das atividades pedagógicas realizadas no campus. Assim sendo, este trabalho mostrou-se importante, pois, através de um levantamento de dados, torna-se possível conhecer o perfil dos egressos formados na instituição a fim de verificar se o propósito da sua implantação está sendo alcançado, além de aprimorar os processos educacionais dos cursos e da gestão institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Silva, M. dos S. S., Rocha, N. A., Pereira da Silva, C. A., Neiva, R. J., & Soares, B. das G. (2022). Discussão sobre o Acompanhamento de Egressos do IFNMG – Campus Araçuaí: Uma Análise dos Cursos Integrados ao Ensino Médio . REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO, 7(1), 62-77. Recuperado de https://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/11178
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Mônica dos Santos Silva Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Bacharel em Administração pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais- IFNMG - Campus Araçuaí.

Natália Araújo Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Administradora pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Araçuaí

Carlos Augusto Pereira da Silva, Fundação Osorio

Professor da Fundação Osorio. Engenheiro Ambiental pela Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas Santo Agostinho de Montes Claros, especialista em Recursos Hídricos e Ambientais pela UFMG e mestrando em Engenharia Ambiental pela UFRJ. 

Ricardo Jardim Neiva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Professor do Instituto Federal do Norre de Minas Gerais. Doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros. Bacharel em Enfermagem pela UEMG; Pós-graduação em Atenção Básica e Saúde da Família - UFMG; Pós-graduado em Administração Pública pelo IFNMG. Mestre em Sociologia Política pela UFSC.

Bruna das Graças Soares, Colégio Militar do Rio de Janeiro

Professora do Colégio Militar do Rio de Janeiro. Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro . Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Bacharel em Letras: Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com licenciatura em Língua Inglesa pelo Programa Especial de Formação Pedagógica para Docente do Ensino Fundamental e Médio da Universidade Cândido Mendes.