Discussão sobre o Acompanhamento de Egressos do IFNMG – Campus Araçuaí: Uma Análise dos Cursos Integrados ao Ensino Médio
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este estudo tem por objetivo discutir as hipóteses levantadas sobre os perfis profissional e acadêmico dos egressos dos cursos técnicos integrado ao ensino médio (IEM) do IFNMG - campus Araçuaí. A pesquisa, com base empírica e abordagem descritiva, foi realizada através de um questionário on-line, aplicado aos ex-alunos dos cursos integrados em Informática e Meio Ambiente, concluintes entre 2011 e 2018. Os resultados mostram que a maioria dos egressos dos cursos técnicos IEM, 73% (8), não têm um perfil profissional formado por não estarem inseridos no mundo do trabalho. Este percentual está intimamente relacionado àqueles que optam por continuar os estudos no nível superior, em cursos de graduação, haja vista ter o apoio das famílias, que possuem melhores condições financeiras, ou buscam bolsas de estudos, devido, também, à baixa remuneração recebida pela atuação profissional e pela visão de mundo que o IF proporciona. Este último fator foi corroborado por 91% (10) dos ex-alunos que pretendem continuar os estudos após a conclusão do curso técnico, devido aos incentivos dos professores e da instituição, de acordo com observações das atividades pedagógicas realizadas no campus. Assim sendo, este trabalho mostrou-se importante, pois, através de um levantamento de dados, torna-se possível conhecer o perfil dos egressos formados na instituição a fim de verificar se o propósito da sua implantação está sendo alcançado, além de aprimorar os processos educacionais dos cursos e da gestão institucional.