As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Rede Pública Estadual de Educação em Boa Vista-RR em Tempos de Pandemia
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A pandemia da COVID-19 fez com que instituições de ensino do mundo inteiro, para dar continuidade ao ano letivo, adotassem a modalidade de ensino remoto emergencial. Nesse contexto, professores foram requisitados a diariamente reorganizar suas atividades pedagógicas. O período foi desafiador e promissor, no contexto educacional, para a ampliação do uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo traz uma discussão acerca da atuação dos professores e coordenadores do ensino fundamental das séries finais na cidade de Boa Vista - RR e o uso das tecnologias. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar os desdobramentos frente o Plano de Implementação de Atividades não presenciais na incorporação das tecnologias digitais da informação e comunicação na prática pedagógica das aulas remotas nas escolas da rede pública de Boa Vista - RR no contexto da pandemia do COVID-19. O trabalho teve como aporte teórico Kenski (2019), Oliveira (2021), Almeida (2020), Mayer (2020), Lacerda (2020) e Julião (2020) que sustentam conceitos, definições, que envolvem a educação, tecnologia e formação de professores. A pesquisa de natureza qualitativa do tipo exploratório foi desenvolvida a partir de uma revisão de literatura. Logo após, realizou-se um levantamento dos documentos oficiais destinados a orientarem os gestores e docentes no período pandêmico. A coleta de dados se deu com o uso de questionários destinados a 12 (doze) professores respondentes e entrevistas com 4 (quatro) coordenadores pedagógicos da rede estadual de Roraima. Como procedimento para a análise, empregamos a análise de conteúdo de modo a identificar os aspectos explorados nos estudos, seus referenciais teóricos e conclusões, sendo estabelecida uma categorização de modo a agrupá-los quanto aos seus objetos e abordagens. Os
resultados obtidos revelaram uma série de desafios e oportunidades relacionados à adoção das tecnologias digitais no ensino remoto. Verificou-se que a pandemia impôs uma rápida transição para o ambiente virtual, exigindo dos professores e gestores educacionais uma adaptação ágil e significativa. Nesse contexto, as tecnologias digitais mostraram-se ferramentas essenciais para garantir a continuidade das atividades pedagógicas, oferecendo suporte e possibilidades para a interação entre docentes e estudantes. No entanto, as escolas da rede pública de Boa Vista devido a sua frágil condição de infraestrutura associadas a pouca existência de dispositivos moveis, computadores e internet da população, utilizou-se também em parte do tempo de material impresso como forma de manter o processo de ensino. Entre os principais desafios identificados, destacam-se a falta de familiaridade e domínio das ferramentas digitais por parte dos professores, bem como a necessidade de adaptação das práticas pedagógicas ao ambiente virtual.