Rastreio da Escrita: Um Processo Necessário para Identificação e Intervenção nas Dificuldades ou Transtornos de Aprendizagem.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente trabalho tem como intuito apresentar os resultados de um trabalho sobre o rastreio da escrita dos estudantes do quinto ano, realizado com 67 alunos de uma escola da rede pública federal do Rio de Janeiro, no retorno às aulas presenciais. O Response to Intervention Model (RTI), traduzido como modelo de resposta à intervenção, é uma metodologia muito importante para profissionais e famílias que lidam com as dificuldades dos alunos. Os estudantes demonstraram lacunas na aprendizagem ortográfica e dificuldade na organização da escrita textual no caderno, bem como dificuldades em realizar o movimento correto das letras. A compreensão dos fatores que envolveram as dificuldades apresentadas e a discriminação entre dificuldade de aprendizagem e ausência de ensino servirão como subsídios para os professores e gestores replanejarem os conteúdos didáticos, propiciando um resgate da aprendizagem que não foi consolidada durante a pandemia.