Entrelaçando Saberes entre História e Ciências: O Relato de uma Experiência no Ensino Fundamental
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Percebe-se que o mundo real não está dividido em compartimentos estanques, assim trazer para o cotidiano escolar discussões que trabalhem os conteúdos de maneira conectada entre as disciplinas pode propiciar maior envolvimento dos estudantes. Esse artigo apresenta o relato de um projeto transdisciplinar entre as disciplinas de História e Ciências proposto a alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública federal no município do Rio de Janeiro. O objetivo central do projeto foi trazer à reflexão sobre os processos e procedimentos da investigação científica contextualizando com uma prática advinda do Egito Antigo (a mumificação). Após todas as etapas desenvolvidas, percebeu-se uma relação entre essa vivência e algumas respostas dos alunos na prova bimestral. Esse tipo de projeto enriquece as aulas, porém demanda grande investimento da equipe envolvida, sendo imprescindível que a instituição proporcione maior tempo de planejamento, estímulo à formação continuada dos professores e investimento em infraestrutura.