Prêmio SAPOTI 2023: Sustentabilidade e Sociedade
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Já há algumas décadas, o ensino de Língua Portuguesa tem sido tratado como importante fonte de pesquisa para muitos autores da área. No cenário atual, o trabalho com a leitura e a escrita na sala de aula na escola básica tem obtido grande destaque, uma vez que se entende ser por meio da leitura que o aluno tem acesso aos bens de cultura da sociedade e, por meio da escrita, que ele é capaz de organizar seu pensamento. Sendo assim, este artigo tem por objetivo relatar minha experiência, durante a realização do Prêmio Sapoti 2023, concurso de redação desenvolvido pela equipe de docentes de Língua Portuguesa e de Artes da Fundação Osorio, como docente de Redação nas turmas do 2º ano do Ensino Médio da escola mencionada. Para fundamentar esse relato, foram empregados os pressupostos teóricos da Línguística Sistêmico-funcional (HALLIDAY & MATTHIESSEN, 2004), que enxerga a linguagem como um sistema de signos capaz de exteriorizar as experiências humanas, já que essa teoria vê o texto como um potencial de significados. Em consonância com esse pensamento, o Prêmio Sapoti acredita que o objetivo principal da escola, na área da linguagem, é estimular a produção escrita dos alunos, uma vez que constata a importância do trabalho com o texto para a construção do conhecimento dos mesmos. Destarte, a relevância deste trabalho é difundir, no meio docente, diferentes práticas do trabalho com a produção textual.