PRINCÍPIOS KANTIANOS DA LIDERANÇA DE OSORIO, UM TARIMBEIRO POR EXCELÊNCIA

Autores

  • Saulo Freire Landgraf Academia Militar das Agulhas Negras

Palavras-chave:

Osorio; Kant; dever; liderança

Resumo

Este artigo traz uma reflexão acerca dos fundamentos da liderança de um dos maiores líderes militares que o exército brasileiro já possuiu: o Marechal Manoel Luís Osorio. Para isso, traça um paralelo com um dos maiores teóricos da Ética no período do Iluminismo Alemão: o filósofo Immanuel Kant, que produziu suas obras quase um século antes da Guerra da Tríplice Aliança. Assim, utilizando os fundamentos da Ética deontológica de Kant, analisa a frase: “Soldados! É fácil a missão de comandar homens livres, basta mostrar-lhes o caminho do dever.”, proferida na Ordem do Dia do Marechal Manoel Luís Osorio, às vésperas do ataque ao Passo da Pátria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saulo Freire Landgraf, Academia Militar das Agulhas Negras

Major de Cavalaria, pós-graduado em Ciências Militares e em Relações Internacionais, professor de ética e filosofia moral da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Resende, Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2020-02-06

Como Citar

Landgraf, S. F. (2020). PRINCÍPIOS KANTIANOS DA LIDERANÇA DE OSORIO, UM TARIMBEIRO POR EXCELÊNCIA. Revista Científica Fundação Osorio, 4(1), 1–15. Recuperado de https://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/3357

Edição

Seção

Artigos