Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Submissão:
- Artigos: fluxo contínuo.
- Resenhas de livros: fluxo contínuo (máximo de 2 anos de publicação ou históricas).
- Entrevistas: realizadas pela equipe editorial (submissão fechada).

Formatação e modelo:
Os trabalhos deverão ser enviados em formato Word ou RTF conforme modelo.

Estrutura dos Artigos:
- Idioma: poderão ser submetidos manuscritos em português, inglês, espanhol ou francês.
- Título: o título e o subtítulo deverão ser curtos e precisos. Sugerimos evitar siglas que não sejam amplamente reconhecidas, caracteres especiais, termos ou expressões que demandem explicações para o leitor através de notas de rodapé.
- Resumo: com no máximo 150 palavras no idioma do texto e em inglês. Deverá descrever os objetivos, a metodologia, os resultados e suas principais implicações. O resumo é parte fundamental da comunicação do artigo e deve conter principalmente os resultados alcançados.
- Palavras-chave: deverão ser inseridas de três a cinco palavras-chave. As palavras-chaves podem ser compostas.
- Tabelas, gráficos e imagens: A qualidade das imagens deverá ser de 300dpi quando não forem próprias do Word/Excel (tabelas e gráficos). O conteúdo gráfico deverá ser incluído somente se proverem informações indispensáveis para o entendimento do manuscrito. Se o conteúdo gráfico possui texto, escolha um tamanho que garanta sua leitura em diferentes suportes (computador desktop, notebook, tablet ou celulares). 
- Limite de palavras: o manuscrito deverá possuir entre 4000 a 6000 palavras, incluindo elementos pré-textuais e referências. Entretanto, manuscritos maiores ou menores poderão ser publicados desde que justificados pelo conteúdo da contribuição.
- Notas de rodapé: a inclusão de notas deverá ser a mínima necessária e apenas para informações cruciais. Deverá ser incluída na mesma página da indicação da nota, não utilize notas de fim. Evite utilizar as notas para referenciar citações, privilegie o uso do formato autor-data diretamente no texto. Para notas de textos informativos disponíveis na Internet, de interesse do leitor e que não sejam citações diretas ou indiretas, como notícias, sites institucionais ou de empresas, documentos eletrônicos, tabelas ou dados estatísticos, deverá ser indicado o link e data de acesso, conforme exemplo a seguir:

[Texto explicativo]. Disponível em: [site]. Acesso em: [dia mês ano] abr. 2022. 
Exemplo: Maiores informações disponíveis no site do Exército Brasileiro. Disponível em: www.eb.mil.br. Acesso em: 02 out. 2022.

Dados sobre o(s) autor(es):

Todas as informações sobre o(s) autor(es) deverão ser informados somente nos metadados preenchidos no sistema durante a submissão do manuscrito. Deverão ser informados o nome completo, vínculo institucional, ORCID e endereço de e-mail.

Exemplo:
Cristina Novikoff
Exército Brasileiro. Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
https://orcid.org/0000-0003-4882-2866
I
nfo.revsilva@gmail.com

Recomenda-se que o manuscrito da categoria artigos tenha no máximo três autores/coautores. Submissões com mais de três autores deverão ser justificadas durante a submissão no campo “comentários ao editor”.
Solicitamos que a titulação dos autores dos artigos científicos seja no mínimo mestrado ou similar e, preferencialmente, que um dos autores tenha título de doutor. 

Autoria e Colaborações:

A Revista Silva adere ao sistema de especificação CRediT (Contributor Roles Taxonomy) que é mantido pelo Consortia for Advancing Standards in Research Administration Information (CASRAI) e adota uma taxionomia com 14 diferentes papéis que podem ser atribuídos seja como autor ou contribuição. Entretanto, devido às características da área, consideramos apenas cinco as atribuições como preenchimento obrigatório e nove opcionais, conforme tabela a seguir:

Obrigatórios:
- Conceptualização: Ideias; formulação ou evolução de metas e objetivos de pesquisa abrangentes.
- Metodologia – Desenvolvimento ou desenho de metodologia; criação de modelos.
- Escrita (rascunho original) – Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente redação do rascunho inicial (incluindo tradução substantiva).
- Escrita (análise e edição) – Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado por membros do grupo de pesquisa original, especificamente análise crítica, comentário ou revisão – incluindo as etapas de pré ou pós-publicação.
- Supervisão (quando houver): Responsabilidade de supervisão e liderança para o planejamento e a execução da atividade de pesquisa, incluindo tutoria externa para a equipe principal.

Opcionais:
- Curadoria de dados: Atividades de gestão para anotar (produzir metadados), limpar dados e manter dados de pesquisa (incluindo código de software, quando necessário para interpretar os dados em si) para uso inicial e posterior reutilização.
- Análise formal: Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar dados do estudo.
- Aquisição de financiamento: Aquisição do apoio financeiro para o projeto que leva a esta publicação.
- Investigação: Condução de um processo de pesquisa e investigação, realizando especificamente os experimentos, ou coleta de dados/evidências.
- Administração do projeto: Responsabilidade pela gestão e coordenação para o planejamento e a execução da atividade de pesquisa.
- Recursos: Fornecimento de materiais de estudo, reagentes, materiais, pacientes, amostras de laboratório, animais, instrumentação, recursos de computação ou outras ferramentas de análise.
- Software: Programação, desenvolvimento de software; design de programas de computador; implementação de código de computador e algoritmos de suporte; teste de componentes de código existentes.
- Validação: Verificação, como parte da atividade ou separada, da replicação/reprodutibilidade geral de resultados/experimentos e outros resultados de pesquisa.
- Visualização: Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente visualização/apresentação de dados.

Aplicação (exemplos):
As atribuições de autoria e contribuições deverão ser incluídas no final do manuscrito, conforme exemplo a seguir:

- Quando todos os autores forem igualmente responsáveis por todas as etapas e processos na elaboração do manuscrito utilizar a seguinte redação:
Autoria e Colaborações: Todos os autores participaram de modo equivalente na elaboração do artigo.

- Quando ocorreram diferentes responsabilidades na elaboração do manuscrito:

Autoria e Colaborações: 
Autor 1 – conceitualização e redação (rascunho original);
Autor 2 – metodologia e redação

Autoria e Colaborações: 
Autor 1 – conceitualização e redação (rascunho original, revisão e edição);
Autor 2 – metodologia e redação (revisão e edição);
Autor 3 –  investigação e análise formal.

Em caso de dúvidas ou dificuldades técnicas, entre em contato conosco (info.revsilva@gmail.com).

Reforçamos que a responsabilidade pelo artigo publicado é de todos os autores e é assumida no momento da submissão. As atribuições colaboram para uma identificação mais precisa do papel exercido por cada autor na elaboração do artigo. Em especial nas áreas das ciências humanas e sociais com frequente colaboração entre pesquisadores seniores e juniores, orientadores e orientandos.

Dados abertos:
Recomendamos que pesquisas que se utilizaram de dados sejam eles numéricos ou textuais, que os mesmos sejam disponibilizados para publicação junto com o artigo, ressalvadas as informações pessoais e outras indformações restringidas por lei. O material receberá atribuição DOI e será publicado na mesma página do artigo.

Outras recomendações:
- Indicação de financiamentos: deverá ser indicado em “considerações ao editor” durante a submissão indicando quem financiou e, quando houver, o número do processo. Conforme a seguinte estrutura:
Estudo/Pesquisa financiado pelo [órgão de fomento], através do [projeto/programa], [edital/processo]. 

Exemplo:
Estudo financiado pelo Ministério da Educação e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), através do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica, edital 01/2022.

- Documentos suplementares: Outros documentos podem ser inseridos durante a submissão para auxiliar os revisores no processo de avaliação do manuscrito.

Conflitos de interesse:

A Revista Silva adota as definições e recomendações do “Código de boas práticas científicas” da FAPESP (https://fapesp.br/boaspraticas/) sobre conflitos de interesse:

3.4.1. Há conflito potencial de interesses nas situações em que a coexistência entre o interesse que deve ter o pesquisador de fazer avançar a ciência e interesses de outra natureza, ainda que legítimos, possa ser razoavelmente percebida, por ele próprio ou por outrem, como conflituosa e prejudicial à objetividade e imparcialidade de suas decisões científicas, mesmo independentemente de seu conhecimento e vontade.

3.4.2. Nessas situações, o pesquisador deve ponderar, em função da natureza e gravidade do conflito, sua aptidão para tomar essas decisões e, eventualmente, deve abster-se de tomá-las.

3.4.3. Nos casos em que o pesquisador esteja convencido de que um conflito potencial de interesses não prejudicará a objetividade e imparcialidade de suas decisões científicas, a existência do conflito deve ser clara e expressamente declarada a todas as partes interessadas nessas decisões, logo quando tomadas.

Todo potencial conflito de interesse deve ser declarado no texto submetido, junto com as respectivas considerações/justificativas.

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Estrutura das Resenhas de Livros:
- Idioma: poderão ser submetidos resenhas em português, inglês, espanhol ou francês.
- Título: o título deverá ser o mesmo da obra analisada, incluindo subtítulos e precedido da palavra “Resenha:”.
- Tabelas, gráficos e imagens: não devem ser incluídas.
- Limite de palavras: deverá possuir entre 1000 a 1500 palavras. Entretanto, resenhas maiores poderão ser publicadas desde que justificadas pelo conteúdo da contribuição.
- Deverá ser escrita somente por um autor(a).
- As resenhas devem ser de livros publicados a no máximo dois anos ou obras históricas de pouco conhecimento público e de interesse para o campo.

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Estrutura das Entrevistas:
A realização das entrevistas poderá ser feita pelo editor ou por convidados ligados ao tema. A Revista Silva não recebe entrevistas prontas para avaliação.
A Revista Silva está aberta a sugestões de nomes de entrevistados e temas relevantes para o campo da Educação e do Ensino. As sugestões podem ser enviadas para: info.revsilva@gmail.com

Formato Proposto:
Todas as entrevistas são realizadas por escrito com o envio de perguntas iniciais e perguntas adicionais caso o entrevistador julgue relevante aprofundar a questão. As entrevistas possuem a seguinte diretriz:
- Tamanho: de 2500 a 5000 palavras.
- Apresentação:
* título combinado com a equipe editorial;
* biografia resumida do entrevistado com foco na atividade do tema da entrevista;
* foto do rosto do entrevistado;
* entrevistador, data da entrevista e número DOI;
* direitos autorais conforme atribuição CC-BY adotada pela publicação.

- Contextualização:
* breve histórico;
* justificativa;
* questões introdutórias sobre o tema/atividade.

- Questões gerais
* conforme direção do entrevistador.

- Considerações Finais
* Questão de síntese da visão do entrevistado sobre o tema (se pertinente)
* referências (se houver)

- Recursos visuais
* Tabelas, gráficos, ilustrações e fotos podem ser incluídas desde que tenham relevância com o tema e autorização de seus realizadores, além de atender aos direitos autorais da Revista Silva.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.