Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.

Author Guidelines

Submissão:
- Artigos: fluxo contínuo.
- Resenhas de livros: fluxo contínuo (máximo de 2 anos de publicação ou históricas).
- Entrevistas: realizadas pela equipe editorial (submissão fechada).

Formatação e modelo:
Os trabalhos deverão ser enviados em formato Word ou RTF conforme modelo.

Estrutura dos Artigos:
- Idioma: poderão ser submetidos manuscritos em português, inglês, espanhol ou francês.
- Título: o título e o subtítulo deverão ser curtos e precisos. Sugerimos evitar siglas que não sejam amplamente reconhecidas, caracteres especiais, termos ou expressões que demandem explicações para o leitor através de notas de rodapé.
- Resumo: com no máximo 150 palavras no idioma do texto e em inglês. Deverá descrever os objetivos, a metodologia, os resultados e suas principais implicações. O resumo é parte fundamental da comunicação do artigo e deve conter principalmente os resultados alcançados.
- Palavras-chave: deverão ser inseridas de três a cinco palavras-chave. As palavras-chaves podem ser compostas.
- Tabelas, gráficos e imagens: A qualidade das imagens deverá ser de 300dpi quando não forem próprias do Word/Excel (tabelas e gráficos). O conteúdo gráfico deverá ser incluído somente se proverem informações indispensáveis para o entendimento do manuscrito. Se o conteúdo gráfico possui texto, escolha um tamanho que garanta sua leitura em diferentes suportes (computador desktop, notebook, tablet ou celulares). 
- Limite de palavras: o manuscrito deverá possuir entre 4000 a 6000 palavras, incluindo elementos pré-textuais e referências. Entretanto, manuscritos maiores ou menores poderão ser publicados desde que justificados pelo conteúdo da contribuição.
- Notas de rodapé: a inclusão de notas deverá ser a mínima necessária e apenas para informações cruciais. Deverá ser incluída na mesma página da indicação da nota, não utilize notas de fim. Evite utilizar as notas para referenciar citações, privilegie o uso do formato autor-data diretamente no texto. Para notas de textos informativos disponíveis na Internet, de interesse do leitor e que não sejam citações diretas ou indiretas, como notícias, sites institucionais ou de empresas, documentos eletrônicos, tabelas ou dados estatísticos, deverá ser indicado o link e data de acesso, conforme exemplo a seguir:

[Texto explicativo]. Disponível em: [site]. Acesso em: [dia mês ano] abr. 2022. 
Exemplo: Maiores informações disponíveis no site do Exército Brasileiro. Disponível em: www.eb.mil.br. Acesso em: 02 out. 2022.

Dados sobre o(s) autor(es):

Todas as informações sobre o(s) autor(es) deverão ser informados somente nos metadados preenchidos no sistema durante a submissão do manuscrito. Deverão ser informados o nome completo, vínculo institucional, ORCID e endereço de e-mail.

Exemplo:
Cristina Novikoff
Exército Brasileiro. Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
https://orcid.org/0000-0003-4882-2866
I
nfo.revsilva@gmail.com

Recomenda-se que o manuscrito da categoria artigos tenha no máximo três autores/coautores. Submissões com mais de três autores deverão ser justificadas durante a submissão no campo “comentários ao editor”.
Solicitamos que a titulação dos autores dos artigos científicos seja no mínimo mestrado ou similar e, preferencialmente, que um dos autores tenha título de doutor. 

Autoria e Colaborações:

A Revista Silva adere ao sistema de especificação CRediT (Contributor Roles Taxonomy) que é mantido pelo Consortia for Advancing Standards in Research Administration Information (CASRAI) e adota uma taxionomia com 14 diferentes papéis que podem ser atribuídos seja como autor ou contribuição. Entretanto, devido às características da área, consideramos apenas cinco as atribuições como preenchimento obrigatório e nove opcionais, conforme tabela a seguir:

Obrigatórios:
- Conceptualização: Ideias; formulação ou evolução de metas e objetivos de pesquisa abrangentes.
- Metodologia – Desenvolvimento ou desenho de metodologia; criação de modelos.
- Escrita (rascunho original) – Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente redação do rascunho inicial (incluindo tradução substantiva).
- Escrita (análise e edição) – Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado por membros do grupo de pesquisa original, especificamente análise crítica, comentário ou revisão – incluindo as etapas de pré ou pós-publicação.
- Supervisão (quando houver): Responsabilidade de supervisão e liderança para o planejamento e a execução da atividade de pesquisa, incluindo tutoria externa para a equipe principal.

Opcionais:
- Curadoria de dados: Atividades de gestão para anotar (produzir metadados), limpar dados e manter dados de pesquisa (incluindo código de software, quando necessário para interpretar os dados em si) para uso inicial e posterior reutilização.
- Análise formal: Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar dados do estudo.
- Aquisição de financiamento: Aquisição do apoio financeiro para o projeto que leva a esta publicação.
- Investigação: Condução de um processo de pesquisa e investigação, realizando especificamente os experimentos, ou coleta de dados/evidências.
- Administração do projeto: Responsabilidade pela gestão e coordenação para o planejamento e a execução da atividade de pesquisa.
- Recursos: Fornecimento de materiais de estudo, reagentes, materiais, pacientes, amostras de laboratório, animais, instrumentação, recursos de computação ou outras ferramentas de análise.
- Software: Programação, desenvolvimento de software; design de programas de computador; implementação de código de computador e algoritmos de suporte; teste de componentes de código existentes.
- Validação: Verificação, como parte da atividade ou separada, da replicação/reprodutibilidade geral de resultados/experimentos e outros resultados de pesquisa.
- Visualização: Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente visualização/apresentação de dados.

Aplicação (exemplos):
As atribuições de autoria e contribuições deverão ser incluídas no final do manuscrito, conforme exemplo a seguir:

- Quando todos os autores forem igualmente responsáveis por todas as etapas e processos na elaboração do manuscrito utilizar a seguinte redação:
Autoria e Colaborações: Todos os autores participaram de modo equivalente na elaboração do artigo.

- Quando ocorreram diferentes responsabilidades na elaboração do manuscrito:

Autoria e Colaborações: 
Autor 1 – conceitualização e redação (rascunho original);
Autor 2 – metodologia e redação

Autoria e Colaborações: 
Autor 1 – conceitualização e redação (rascunho original, revisão e edição);
Autor 2 – metodologia e redação (revisão e edição);
Autor 3 –  investigação e análise formal.

Em caso de dúvidas ou dificuldades técnicas, entre em contato conosco (info.revsilva@gmail.com).

Reforçamos que a responsabilidade pelo artigo publicado é de todos os autores e é assumida no momento da submissão. As atribuições colaboram para uma identificação mais precisa do papel exercido por cada autor na elaboração do artigo. Em especial nas áreas das ciências humanas e sociais com frequente colaboração entre pesquisadores seniores e juniores, orientadores e orientandos.

Dados abertos:
Recomendamos que pesquisas que se utilizaram de dados sejam eles numéricos ou textuais, que os mesmos sejam disponibilizados para publicação junto com o artigo, ressalvadas as informações pessoais e outras indformações restringidas por lei. O material receberá atribuição DOI e será publicado na mesma página do artigo.

Outras recomendações:
- Indicação de financiamentos: deverá ser indicado em “considerações ao editor” durante a submissão indicando quem financiou e, quando houver, o número do processo. Conforme a seguinte estrutura:
Estudo/Pesquisa financiado pelo [órgão de fomento], através do [projeto/programa], [edital/processo]. 

Exemplo:
Estudo financiado pelo Ministério da Educação e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), através do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica, edital 01/2022.

- Documentos suplementares: Outros documentos podem ser inseridos durante a submissão para auxiliar os revisores no processo de avaliação do manuscrito.

Conflitos de interesse:

A Revista Silva adota as definições e recomendações do “Código de boas práticas científicas” da FAPESP (https://fapesp.br/boaspraticas/) sobre conflitos de interesse:

3.4.1. Há conflito potencial de interesses nas situações em que a coexistência entre o interesse que deve ter o pesquisador de fazer avançar a ciência e interesses de outra natureza, ainda que legítimos, possa ser razoavelmente percebida, por ele próprio ou por outrem, como conflituosa e prejudicial à objetividade e imparcialidade de suas decisões científicas, mesmo independentemente de seu conhecimento e vontade.

3.4.2. Nessas situações, o pesquisador deve ponderar, em função da natureza e gravidade do conflito, sua aptidão para tomar essas decisões e, eventualmente, deve abster-se de tomá-las.

3.4.3. Nos casos em que o pesquisador esteja convencido de que um conflito potencial de interesses não prejudicará a objetividade e imparcialidade de suas decisões científicas, a existência do conflito deve ser clara e expressamente declarada a todas as partes interessadas nessas decisões, logo quando tomadas.

Todo potencial conflito de interesse deve ser declarado no texto submetido, junto com as respectivas considerações/justificativas.

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Estrutura das Resenhas de Livros:
- Idioma: poderão ser submetidos resenhas em português, inglês, espanhol ou francês.
- Título: o título deverá ser o mesmo da obra analisada, incluindo subtítulos e precedido da palavra “Resenha:”.
- Tabelas, gráficos e imagens: não devem ser incluídas.
- Limite de palavras: deverá possuir entre 1000 a 1500 palavras. Entretanto, resenhas maiores poderão ser publicadas desde que justificadas pelo conteúdo da contribuição.
- Deverá ser escrita somente por um autor(a).
- As resenhas devem ser de livros publicados a no máximo dois anos ou obras históricas de pouco conhecimento público e de interesse para o campo.

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Estrutura das Entrevistas:
A realização das entrevistas poderá ser feita pelo editor ou por convidados ligados ao tema. A Revista Silva não recebe entrevistas prontas para avaliação.
A Revista Silva está aberta a sugestões de nomes de entrevistados e temas relevantes para o campo da Educação e do Ensino. As sugestões podem ser enviadas para: info.revsilva@gmail.com

Formato Proposto:
Todas as entrevistas são realizadas por escrito com o envio de perguntas iniciais e perguntas adicionais caso o entrevistador julgue relevante aprofundar a questão. As entrevistas possuem a seguinte diretriz:
- Tamanho: de 2500 a 5000 palavras.
- Apresentação:
* título combinado com a equipe editorial;
* biografia resumida do entrevistado com foco na atividade do tema da entrevista;
* foto do rosto do entrevistado;
* entrevistador, data da entrevista e número DOI;
* direitos autorais conforme atribuição CC-BY adotada pela publicação.

- Contextualização:
* breve histórico;
* justificativa;
* questões introdutórias sobre o tema/atividade.

- Questões gerais
* conforme direção do entrevistador.

- Considerações Finais
* Questão de síntese da visão do entrevistado sobre o tema (se pertinente)
* referências (se houver)

- Recursos visuais
* Tabelas, gráficos, ilustrações e fotos podem ser incluídas desde que tenham relevância com o tema e autorização de seus realizadores, além de atender aos direitos autorais da Revista Silva.

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