Qualificação funcional específica de educação

Análise crítica da ausência de selecionados para as vagas na habilitação 128 – coordenação pedagógica de 2016

  • Jábis Pereira dos Santos Filho Exército Brasileiro
Palavras-chave: Processo seletivo para QFE, Qualificação Funcional Específica, QFE de Educação, Coordenação pedagógica no Exército, carreira em “y

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido com o interesse de contribuir com o processo de seleção das Qualificações Funcionais Específicas (QFE) do Exército Brasileiro, cujo trabalho é de suma importância para o processo de transformação que vive o Exército, para o preenchimento dos claros em Quadro de Cargos Previstos (QCP) dos Estabelecimentos de Ensino e para motivação dos oficiais na busca de auto-aperfeiçoamento. No ano de 2016, o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) conduziu o primeiro e, por enquanto, único processo para seleção de militares para a QFE de Educação, destinando 7 (sete) vagas para a habilitação 128 - coordenação pedagógica (nível pós- graduação), porém o processo encerrou e não houve inscritos. Sendo assim, com este trabalho pretendemos elencar e analisar os motivos que fundamentam a ausência de candidatos às vagas e, desta maneira, contribuir com o sucesso dos próximos processos seletivos. Para atingir o objetivo deste trabalho, inicialmente nos baseamos numa pesquisa bibliográfica e documental para tratar dos assuntos transversais dispostos neste trabalho, para, posteriormente, empregando uma pesquisa quantitativa aplicada aos membros da comissão de seleção do Processo Seletivo para QFE de Educação de 2016 e aos oficiais que se enquadravam nos requisitos seletivos, obter dados que permitiram analisar o que motivou a ausência de inscritos.

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Publicado
2018-01-07
Seção
Artigos