Estudos sobre a persuasão na comunicação
Uma apresentação histórica
Resumo
O processo de globalização trouxe em seu esteio um aumento exponencial da complexidade dos sistemas de informação. Numa sociedade excessivamente mediatizada como a atual, a capacidade de influenciar
atitudes e comportamentos é determinante para o sucesso das comunicações. Este artigo busca apresentar a persuasão na comunicação enquanto campo de estudos de diferentes áreas das ciências humanas.
Historicamente, os estudos sobre a persuasão foram percebidos sob duas vertentes: a primeira compreende que a lógica argumentativa associada à linguagem é essencial para o processo de comunicação
persuasiva através do pensamento crítico; a segunda entende a persuasão como um conjunto de apelações sensoriais e emotivas exercidas por um poder designante, que desprovê o indivíduo de seu julgamento de
valor, numa relação que aproxima a persuasão da propaganda. O artigo busca demonstrar que a transição do modelo de comunicação da era dos mass media, representado pelos estudos administrativos de Hovland, Janis e Kelley, para um ambiente de cultura visual e participativa, exemplificado pela “retórica da imagem” de Barthes, representa a emancipação do indivíduo do controle pretensamente manipulador dos meios de comunicação.
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