A Modelagem de Equações Estruturais com mínimos quadrados parciais uma técnica estatística para os estudos em defesa e segurança internacional

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Angela Nogueira Neves
Wanderson Roberto da Silva

Resumo

A modelagem de equações estruturais com mínimos quadrados parciais (Partial Least Squares Structural Equation Modeling – PLS-SEM) é uma técnica estatística multivariada robusta, que se ajusta às pequenas amostras e permite aos pesquisadores responder uma série de perguntas inter-relacionadas de uma forma simples, sistemática e abrangente. Essa ferramenta foi criada especificamente para ser usada nas ciências sociais, em que nem sempre os estudos têm amplas amostras e novas teorias podem ser formadas a partir das constantes mudanças sociais. Consegue-se esse intento, portanto, ao modelar as relações entre múltiplos construtos dependentes e independentes, considerando diferentes tipos de medidas e diferentes variáveis. Este ensaio metodológico pretende apresentar a técnica estatística em questão, descrevendo as premissas do método, seus procedimentos, parâmetros de qualidade e limites. Ilustra-se esta análise com um exemplo aplicado por meio do uso do software SmartPLS. Dessa forma, este artigo apresenta a reflexão sobre a potencialidade dessa técnica estatística para pesquisas na área de segurança internacional e defesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
NEVES, A. N.; SILVA, W. R. DA. A Modelagem de Equações Estruturais com mínimos quadrados parciais: uma técnica estatística para os estudos em defesa e segurança internacional. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 17, n. 60, p. 445-472, 30 ago. 2023.
Seção
Artigos Científicos