O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • 1. declaro que este manuscrito é original e inédito.

  • 2. declaro que este manuscrito ou outro trabalho com conteúdo substancialmente similar:

    a) não foi publicado por outra revista;

    b) não está sendo avaliado para publicação em outra revista;

    c) que uma eventual submissão a outra revista apenas ocorrerá após o retorno da avaliação;.

    d) não foi publicado em anais de eventos.
    * caso o manuscrito já tenha sido publicado em anais de evento mas a versão submetida apresente modificações substanciais, utilize o espaço "comentários aos Editores" para esclarecimentos/justificativa e inclua, durante a submissão, a versão do trabalho já publicada como "documento suplementar".

  • 3. confirmo a leitura e obediência aos padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores.
  • 4. confirmo a remoção da identificação explícitas ou implícitas ao(s) autor(es):
    a) nas propriedades do arquivo;
    b) em demais partes do texto e, sendo necessário, substituída pelo texto "o(s) autor(es)".

  • 5. afirmo, como responsável pela submissão, que:
    a) todos os autores estão plenamente cientes da realização deste procedimento e concordam com o conteúdo do manuscrito;
    b) todos os autores declaram explicitamente a não existência de conflito de interesses.

Obrigado por escolher a Coleção Meira Mattos (CMM). As diretrizes a seguir são fundamentais para um bom fluxo editorial. Por favor, leia atentamente as instruções para ter certeza que seu manuscrito atende a todos os requisitos. Solicitamos também que leiam e estejam de acordo com nossa Declaração de Ética (linkar) antes da submissão. Em caso de dúvidas ou dificuldades técnicas, entre em contato conosco (info.cmm@eceme.eb.mil.br).

Submissão
- As submissões de artigos científicos estão abertas em fluxo contínuo.
- As submissões de artigos profissionais são abertas conforme chamada.
- As entrevistas e as análises profissioais serão selecionadas diretamente pela equipe editorial.
- As submissões de resenhas de livros estão abertas em fluxo contínuo. Entretanto, as obras devem ser recentes (máximo de 2 anos de publicação) e possuir aderência com o foco e escopo da CMM.

Formatação e modelo
Os trabalhos deverão ser enviados em formato Word ou RTF conforme modelos:
- Artigos científicos e profissionais.
- Resenhas de livros.

Estrutura dos Artigos Científicos e Profissionais
- Idioma: poderão ser submetidos manuscritos em português, inglês ou espanhol.
- Título: o título deverá ser breve, limitado a 22 palavras (incluindo, quando houver, o subtítulo). Sugerimos evitar siglas que não sejam amplamente reconhecidas, caracteres especiais, termos ou expressões que demandem explicações para o leitor através de notas de rodapé.
- Resumo: com no máximo 150 palavras no idioma do texto e em inglês (quando submetido em português ou espanhol). Deverá descrever os objetivos, a metodologia, os resultados e suas principais implicações. O resumo é parte fundamental da comunicação do artigo e deve conter principalmente os resultados alcançados.
- Palavras-chave: deverão ser inseridas cinco palavras-chave. Considere incluir pelo menos uma palavra-chave que descreva a metodologia e uma que descreva o fenômeno sobre investigação. Não utilizar como palavras-chave siglas desconhecidas. As palavras-chaves podem ser compostas.
- Tabelas, gráficos e imagens: sempre que possível, utilize formatos editáveis para que as traduções possam ocorrer diretamente na imagem, gráficos, quadros e tabelas. A qualidade das imagens deverá ser de 300dpi quando não forem próprias do Word/Excel (tabelas e gráficos). O conteúdo gráfico deverá ser incluído somente se proverem informações indispensáveis para o entendimento do manuscrito. Se a conteúdo gráfico possui texto escolha um tamanho que garanta sua leitura em diferentes suportes (computador desktop, notebook, tablet ou celulares).
- Limite de palavras: o manuscrito deverá possuir entre 5000 a 8000 palavras, incluindo elementos pré-textuais e referências. Entretanto, manuscritos maiores ou menores poderão ser publicados desde que justificados pelo conteúdo da contribuição.
- Notas de rodapé: a inclusão de notas deverá ser a mínima necessária e apenas para informações cruciais. Deverá ser incluída na mesma página da indicação da nota, não utilize notas de fim. Evite utilizar as notas para referenciar citações, privilegie o uso do formato autor-data diretamente no texto. Para notas de textos informativos disponíveis na Internet, de interesse do leitor e que não sejam citações diretas ou indiretas, como notícias, sites institucionais ou de empresas, documentos eletrônicos, tabelas ou dados estatísticos, deverá ser indicado o link e data de acesso, conforme exemplo a seguir:

[Texto explicativo]. Disponível em: [site]. Acesso em: [dia mês ano] abr. 2019.

Maiores informações disponíveis no site do Exército Brasileiro. Disponível em: www.eb.mil.br. Acesso em: 02 abr. 2021.

Estrutura das Resenhas de Livros
- Idioma: poderão ser submetidos resenhas em português, inglês ou espanhol.
- Título: o título deverá ser o mesmo da obra analisada, incluindo substítulos e precedido da palavra “Resenha:”. Também deverá ser informado, se houver, o título original da obra quando tratar-se de uma tradução.
- Tabelas, gráficos e imagens: não devem ser incluídas.
- Limite de palavras: deverá possuir entre 1000 a 1500 palavras. Entretanto, resenhas maiores poderão ser publicadas desde que justificados pelo conteúdo da contribuição.
- Deverá ser escrita somente por um autor(a).
- As resenhas devem ser de livro publicados a no máximo dois anos
- Os livros devem estar relacionados com o foco e escopo da CMM.

Estrutura das Entrevistas
A realização das entrevistas poderá ser feita pelo editor ou por convidados ligados ao tema. A CMM não recebe entrevistas prontas para avaliação.

A CMM está aberta a sugestões de nomes de entrevistados e temas relevantes para a área de Defesa, Segurança e Ciências Militares. As sugestões podem ser enviadas para: editor.cmm@eceme.eb.mil.br

Formato Proposto
Todas as entrevistas são realizadas por escrito com o envio de perguntas iniciais e perguntas adicionais caso o entrevistador julgue relevante aprofundar a questão. As entrevistas possuem a seguinte diretriz:

- Tamanho
* de 2500 a 5000 palavras.

- Apresentação
* título combinado com a equipe editorial;
* biografia resumida do entrevistado com foco na atividade do tema da entrevista;
* foto do rosto do entrevistado;
* entrevistador, data da entrevista e número DOI;
* direitos Autorais conforme atribuição CC-BY adotada pela publicação.

- Contextualização
* breve histórico;
* justificativa;
* questões introdutórias sobre o tema/atividade.

- Processo
* questões que abordem o desenvolvimento do tema/atividade;
* questões legais, políticas ou científicas;
* dados oficiais, dados institucionais, estimativas e estatísticas.

- Questões gerais
* conforme direção do entrevistador.

- Considerações Finais
* Questão de síntese da visão do entrevistado sobre o tema (se pertinente)
* referências

- Recursos visuais
* tabelas, gráficos, ilustrações e fotos podem ser incluídas desde que tenham relevância com o tema e autorização de seus realizadores, além de atender aos direitos autorais da CMM.

Análises Profissionais

São textos publicados junto à dossiês temáticos ou volumes especiais/profssionais, escritos por tomadores de decisão ou profissionais à frente de postos chave para compreender as políticas públicas ou as ações intitucionais frente à determinado tema. São feitos à convite dos editores com avaliação crítica por parte dos pares. Os texto normalmente colaboram com o tema do dossiê ao descrever, caracterizar, compreendee e/ou analisar uma temática ou um caso corelacionado.

Dados sobre o(s) autor(es)

Todas as informações sobre o(s) autor(es) deverão ser informados somente nos metadados preenchidos no sistema durante a submissão do manuscrito. Deverão ser informados o nome completo, vínculo institucional, ORCID e endereço de e-mail.

Exemplo:

Tássio Franchi
Exército Brasileiro, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Instituto Meira Mattos.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
https://orcid.org/0000-0003-3434-5560
editor.cmm@eceme.eb.mil.br

Recomenda-se que o manuscrito tenha até três autores/coautores. Submissões com mais de três autores deverão ser justificadas durante a submissão no campo “comentários ao editor”.

Solicitamos que a titulação dos autores dos artigos científicos seja no mínimo mestrado ou similar e, preferencialmente, que um dos autores tenha título de doutor. Autores profissionais e convidados que sejam indivíduos de notório saber ou que ocupem (ou tenham ocupado) cargos chaves para o interesse dos debates entorno da Defesa, Segurança e Ciências Militares.


Autoria e Colaborações

A CMM adere ao sistema de especificação CRediT (Contributor Roles Taxonomy) que é mantido pelo Consortia for Advancing Standards in Research Administration Information (CASRAI) e adota uma taxionomia com 14 diferentes papéis que podem ser atribuídos seja como autoria ou contribuição. Entretanto, devida as características da área, consideramos apenas cinco as atribuições como preenchimento obrigatório e nove opcionais, conforme tabela a seguir:

Obrigatórios:
- Conceptualização: Ideias; formulação ou evolução de metas e objetivos de pesquisa abrangentes.
- Metodologia – Desenvolvimento ou desenho de metodologia; criação de modelos.
- Escrita (rascunho original) – Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente redação do rascunho inicial (incluindo tradução substantiva).
- Escrita (análise e edição) – Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado por membros do grupo de pesquisa original, especificamente análise crítica, comentário ou revisão – incluindo as etapas de pré ou pós-publicação.

Opcionais:

- Curadoria de dados: Atividades de gestão para anotar (produzir metadados), limpar dados e manter dados de pesquisa (incluindo código de software, quando necessário para interpretar os dados em si) para uso inicial e posterior reutilização.
- Análise formal: Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar dados do estudo.
- Aquisição de financiamento: Aquisição do apoio financeiro para o projeto que leva a esta publicação.
- Investigação: Condução de um processo de pesquisa e investigação, realizando especificamente os experimentos, ou coleta de dados/evidências.
- Administração do projeto: Responsabilidade pela gestão e coordenação para o planejamento e a execução da atividade de pesquisa.
- Recursos: Fornecimento de materiais de estudo, reagentes, materiais, pacientes, amostras de laboratório, animais, instrumentação, recursos de computação ou outras ferramentas de análise.
- Software: Programação, desenvolvimento de software; design de programas de computador; implementação de código de computador e algoritmos de suporte; teste de componentes de código existentes.
- Supervisão: Responsabilidade de supervisão e liderança para o planejamento e a execução da atividade de pesquisa, incluindo tutoria externa para a equipe principal.
- Validação: Verificação, como parte da atividade ou separada, da replicação/reprodutibilidade geral de resultados/experimentos e outros resultados de pesquisa.
- Visualização: Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente visualização/apresentação de dados.

Aplicação (exemplos):

As atribuições de autoria e contribuições deverão ser incluídas no final do manuscrito, conforme exemplo a seguir:

- Quando todos os autores forem igualmente responsáveis por todas as etapas e processos na elaboração do manuscrito utilizar a seguinte redação:
Autoria e Colaborações: Todos os autores participaram de modo equivalente na elaboração do artigo.

- Quando ocorreram diferentes responsabilidades na elaboração do manuscrito:
Autoria e Colaborações:
Autor 1 – conceitualização e redação (rascunho original);
Autor 2 – metodologia e redação

Autoria e Colaborações:
Autor 1 – conceitualização e redação (rascunho original, revisão e edição);
Autor 2 – metodologia e redação (revisão e edição);
Autor 3 – investigação e análise formal.

Em caso de dúvidas ou dificuldades técnicas, entre em contato conosco (info.cmm@eceme.eb.mil.br).

Reforçamos que a responsabilidade pelo artigo publicado é de todos os autores e é assumida no momento da submissão. As atribuições colaboram para uma identificação mais precisa do papel exercido por cada autor na elaboração do artigo. Em especial nas áreas das ciências humanas e sociais com frequente colaboração entre pesquisadores sêniores e juniores, orientadores e orientandos.

Outras recomendações

- Indicação de financiamentos: deverá ser indicado em “considerações ao editor” durante a submissão indicando quem financiou e, quando houver, o número do processo. Conforme a seguinte estrutura:

Estudo/Pesquisa financiado pelo [órgão de fomento], através do [projeto/programa], [edital/processo].

Exemplo:

Estudo financiado pelo Ministério da Defesa e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), através do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (Pró-Defesa), edital 27/2018.

- Documentos suplementares: Outros documentos podem ser inseridos durante a submissão para auxiliar os revisores no processo de avaliação do manuscrito. Entretanto, somente o artigo será publicado e disponibilizado no periódico.

Conflitos de interesse

A CMM adota as definições e recomendações do “Código de boas práticas científicas” da FAPESP (https://fapesp.br/boaspraticas/) sobre conflitos de interesse:

3.4.1. Há conflito potencial de interesses nas situações em que a coexistência entre o interesse que deve ter o pesquisador de fazer avançar a ciência e interesses de outra natureza, ainda que legítimos, possa ser razoavelmente percebida, por ele próprio ou por outrem, como conflituosa e prejudicial à objetividade e imparcialidade de suas decisões científicas, mesmo independentemente de seu conhecimento e vontade.
3.4.2. Nessas situações, o pesquisador deve ponderar, em função da natureza e gravidade do conflito, sua aptidão para tomar essas decisões e, eventualmente, deve abster-se de tomá-las.
3.4.3. Nos casos em que o pesquisador esteja convencido de que um conflito potencial de interesses não prejudicará a objetividade e imparcialidade de suas decisões científicas, a existência do conflito deve ser clara e expressamente declarada a todas as partes interessadas nessas decisões, logo quando tomadas.

Todo potencial conflito de interesse deve ser declarado no texto submetido, junto com as respectivas considerações/justificativas.

Nas áreas de publicação da CMM, destacamos algumas situações onde podem haver potenciais conflitos de interesse e que devem ser avaliado cuidadosamente por autores, avaliadores e editores. Artigos que tratem de temas:
- relacionados a indústria de defesa. Especialmente ao tratar nominalmente empresas públicas e privadas;
- relacionados a instituições e projetos, principalmente se o(s) autor(es) fizerem parte diretamente do processo relatado;