Churrasco, Jabá e Sardinhas a logística do Exército Brasileiro na Guerra da Tríplice Aliança

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fernando Velôzo Gomes Pedrosa

Resumo

A Guerra da Tríplice Aliança trouxe demandas logísticas sem precedentes para o Exército Imperial Brasileiro. Antes dela, a maior força de terra empregada em operações externas havia sido o corpo de exército enviado para a Guerra do Prata (1851-52), composto por pouco mais de 16.000 homens, em operações que se estenderam por cinco meses, com a ocorrência de apenas uma batalha. A Guerra da Tríplice Aliança estendeu-se por mais de cinco anos, ao longo dos quais o Exército Brasileiro teve que prover suprimentos e serviços para um exército de quase 50 mil homens, desdobrado a milhares de quilômetros de distância das principais bases de apoio em território do Império e operando em um teatro de guerra só acessível por via marítima e fluvial. Este artigo avalia a organização e o desempenho da estrutura logística do Exército Brasileiro durante o conflito, particularmente nas vertentes da indústria militar; suprimentos; transportes; e serviços de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PEDROSA, F. V. G. Churrasco, Jabá e Sardinhas: a logística do Exército Brasileiro na Guerra da Tríplice Aliança. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 18, n. 61, p. 1-24, 16 fev. 2024.
Seção
Artigos Científicos
Biografia do Autor

Fernando Velôzo Gomes Pedrosa, Exército Brasileiro. Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4218151U9

Coronel de Infantaria reformado. Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) (1994) e em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Leciona História Militar na ECEME.