A Guerra Cibernética Russo-Ucraniana os ataques russos às Infraestruturas Críticas ucranianas e possíveis lições para o Exército Brasileiro

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rachel Camilly Soares de Souza
https://orcid.org/0009-0004-1888-0218
Thays Felipe David de Oliveira
https://orcid.org/0000-0002-7317-5704
Murilo Gustavo De Paula
https://orcid.org/0009-0004-1376-7726

Resumo

Quais lições sobre defesa cibernética no que tange aos ataques às infraestruturas críticas podem ser retiradas do conflito entre Rússia e Ucrânia para o Exército Brasileiro? Com a evolução do uso do ciberespaço, houve um aumento significativo de ataques que visam afetar as infraestruturas críticas de um Estado. O objetivo deste trabalho é analisar quais lições que o Exército Brasileiro pode obter a partir dos ataques russos às infraestruturas críticas ucranianas. Desse modo, através da metodologia exploratória, o texto concentra-se em entender quais foram os antecedentes do conflito, quais ações estão sendo usadas pela Rússia para afetar a Ucrânia e como as ações dentro do teatro de operações podem ser relacionadas com a estratégia nacional de segurança cibernética do Brasil. Portanto, este texto aponta as mudanças na estratégia russa ligadas ao uso e à adaptação dos ataques cibernéticos às infraestruturas críticas, abordando, possíveis lições que o Exército Brasileiro pode absorver.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SOARES DE SOUZA, R. C.; OLIVEIRA, T. F. D. DE; DE PAULA, M. G. A Guerra Cibernética Russo-Ucraniana: os ataques russos às Infraestruturas Críticas ucranianas e possíveis lições para o Exército Brasileiro. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 18, n. 61, p. 143-158, 16 fev. 2024.
Seção
Artigos Científicos