A participação brasileira na missão multidimensional integrada das nações unidas para a estabilização da República Centro-Africana um estudo sobre sua viabilidade geopolítica
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Recentemente, o governo brasileiro foi consultado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem realizado estudos no sentido de participar da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a estabilização da RCA (MINUSCA) com envio de tropas. Nesse contexto, o presente artigo tem por objetivo analisar a questão centro-africana, concluindo sobre sua influência na geopolítica brasileira para a África. Inicialmente, foi analisada a questão centro-africana. Em seguida, foram descritas as principais ações geopolíticas do Brasil para a África, conforme preconiza a Política Nacional de Defesa, a Estratégia Nacional de Defesa e as diretrizes de política externa do Ministério das Relações Exteriores. Por fim, relacionou-se a questão centro-africana com as ações geopolíticas do Brasil na África, a fim de se solucionar o problema proposto e no intuito de avaliar a viabilidade da participação de tropas brasileiras na MINUSCA, sob a ótica da geopolítica.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Coleção Meira Mattos (CMM) está licenciada:
A partir de 2019 sob as condições do Creative Commons (CC BY 4.0)
Até 2018 sob as condições do Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
As licenças estão informadas na página de acesso do artigo e detalhadas na página Direitos Autorias desta publicação.
Copyright: O autores são os detentores do Copyright, sem restrições, de seus artigos.
Aviso
Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.