Contraterrorismo nos grandes eventos legado tático e cenários prospectivos sob a perspectiva de oficiais do Exército Brasileiro

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Henrique de Oliveira Mendonça

Resumo

Este artigo propõe a análise da evolução doutrinária do Exército Brasileiro ao longo da preparação para os “Grandes Eventos”. Reconhecidamente uma das maiores preocupações para a segurança dos eventos, o terrorismo se destacou como força motivadora para o incremento de táticas, técnicas e procedimentos no âmbito da Força Terrestre. Algumas capacidades operativas tiveram protagonismo no que tange ao contraterrorismo, dentre as quais se destacam a Defesa Antiaérea, Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear e o Emprego de Caçadores de Operações Especiais. A investigação contemplou entrevistas exploratórias, questionários e entrevistas com especialistas, estabelecendo uma sequência de pesquisa nos domínios conceitual-teórico e prático, este último caracteriza o enfoque do trabalho, materializado pela análise de experiências. As opções metodológicas permitiram concluir acerca da importância dos Grandes Eventos para a evolução da doutrina militar terrestre, abrangendo todos os fatores determinantes para a aptidão na capacidade de combate ao terrorismo. A projeção de cenários indica possibilidade de ataques terroristas em território nacional ou contra tropas brasileiras em operações sob a égide de organismos internacionais e impõe necessidade de adaptações, dentre as quais o emprego de drone se destaca como uma solução para enfrentar as novas ameaças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MENDONÇA, H. DE O. Contraterrorismo nos grandes eventos: legado tático e cenários prospectivos sob a perspectiva de oficiais do Exército Brasileiro. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 13, n. 47, p. 109-132, 23 jul. 2019.
Seção
Artigos Científicos